quinta-feira, 17 de julho de 2014

SU-25 UCRANIANO ABATIDO POR AVIÃO RUSSO (M1658 - 209PM/2014)

Su-25UB da FA Ucraniana          Foto: MD Ucrânia

O porta-voz do Conselho de Segurança da Ucrânia Andrei Lysenko, disse na televisão que um avião da sua Força Aérea foi abatido por um míssil disparado por um caça russo.
O piloto do aparelho, um Su-25, terá sido obrigado a ejetar-se após ter sido alvejado na quarta-feira à noite (16/07/2014). 

Foi  a primeira vez que a Ucrânia acusou diretamente a Rússia de fazer uso do poder aéreo no conflito que grassa no leste do país. O Ministério da Defesa russo nega qualquer responsabilidade no abate do avião ucraniano, adjetivando tal possibilidade de "absurda".

Já o Ministério da Defesa ucraniano informou que o bombardeiro se despenhou perto de Amvrosiyivka, a cerca de 15 km da fronteira com a Rússia, após ter sido atingido na cauda, quando se afastava da fronteira russa. Ainda segundo a mesma fonte, a fronteira entre os dois países estava a ser patrulhada por uma parelha de aviões russos, nesse momento.

A confirmarem-se os dados, será o terceiro alvejamento de aeronaves ucranianas no espaço duma semana, depois de na segunda-feira um avião de transporte An-26 ter sido abatido e também ontem, outro Su-25 ter sido atingido por um míssil portátil disparado por rebeldes, tendo no caso o piloto logrado aterrar o aparelho ainda assim.

Face a este cenário, não é por isso de estranhar a possibilidade do Boeing 777 da Malaysia Airlines ter sido também abatido por engano, quando sobrevoava a zona em conflito.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>