sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA D - O DIA MAIS LONGO (M1608 - 181PM/2014)

A praia "Omaha" com tropas americanas, onde se deram alguns dos mais violentos combates    Foto:Poperfoto
 Vista aérea do desembarque     Foto: Commodore Eric Campbell
O assalto à praia "Gold" pelas tropas britânicas

O dia 6 de junho de 2014 assinala o 70º aniversário da invasão da Normandia na Operação Overlord, que ditou os últimos capítulos da II Guerra Mundial na Europa.

No espaço de três meses cruciais em 1944, o Reino Unido, EUA, Canadá, Polónia e França, progrediram desde o desembarque de 150.000 soldados em cinco praias da Normandia, até à marcha triunfal sobre Paris.

P-51 Mustang do II Esquadrão de reconhecimento
P-51 Mustang equipados com câmeras fotográficas realizaram reconhecimento aéreo

Descrita por Churchill como "sem dúvida a mais complicada e difícil" operação alguma vez levada a cabo, foi um feito incrível em termos de organização e a maior invasão por mar, da história da humanidade. Os acontecimentos que tiveram lugar no famoso Dia D, foram os primeiros passos em direção à libertação da Europa Ocidental  e a derrota da Alemanha Nazi.

Nas fotos exibidas, pode ver-se todo o caos que significaram as longas horas do dia 6 de junho de 1944, mas que começaram a marcar o fim do regime Nazi.
Numa faixa de apenas 80 km de comprimento, além do desembarque anfíbio em que foram usadas mais de 5000 embarcações, foram também lançados 24.000 paraquedistas britânicos, americanos e canadianos.

A praia "Juno" entregue às tropas francesas  
O desembarque na praia "Sword" também pelos britânicos

A campanha destinada a garantir a superioridade aérea, que permitisse garantir o sucesso da invasão, teve o nome de código Pointblank, uma série de bombardeamentos que teve como objetivo destruir a produção de aeronaves, fornecimento de combustível e campos de aviação alemães.

Foto: Commodore Eric Campbell

B-25 com as cores da Royal Air Force      Foto: Commodore Eric Campbell

Ao todo, a invasão da Normandia, que se iniciou no Dia D, teve um custo estimado em 12.000 em vidas humanas entre os aliados.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>