sábado, 28 de junho de 2014

IRAQUE COMPRA AVIÕES SUKHOI (M1631 - 74AL/2014)

F-16 iraquiano, o único entregue de um total de 36.

Em declarações à BBC, o primeiro -ministro iraquiano, Nouri al-Maliki confirmou a compra de aviões Sukhoi SU-25 à Rússia e Bielorrússia, de modo a colmatar o atraso na entrega de F-16 por parte dos Estados Unidos, que, como já noticiámos, se iniciou no começo deste mês.
O primeiro-ministro iraquiano afirmou que os EUA estão a demorar na entrega dos 36 caças F-16, o que está a deixar as tropas iraquianas sem apoio aéreo nas suas ações contra os rebeldes.
Por seu turno, um porta-voz do Pentágono - coronel Steve Warren - disse em Washington que os F-16  serão entregues no próximo outono. E confirmou também que o Iraque receberá nas próximas semanas 200 mísseis ar-superfície "Hellfire".
Enquanto isso, em Moscovo, o presidente russo, Vladimir Putin, abordou a questão da crise do Iraque numa conversa telefónica com Al Maliki e reiterou o seu apoio ao governo do Iraque, bem como aos seus esforços para libertar os territórios ocupados pelos rebeldes.
A situação no Iraque deteriorou-se dramaticamente desde o início de junho, quando militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante tomou as cidades de Mosul e Tikrit e anunciou a sua intenção de implementar uma ofensiva na capital Bagdad. 
Enquanto isso, as tropas do exército iraquiano tiveram que recuar em algumas áreas do país, sendo que continuam a lutar para deter o avanço dos rebeldes que, por seu lado, tentam controlar zonas de território ricas em petróleo. Nas últimas semanas, muitos soldados do exército do Iraque foram capturados e executados pelos islamistas.

Fonte: RT/BBC
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>