quinta-feira, 10 de abril de 2014

MIG-25 SÍRIOS PODEM ESTAR DE NOVO NO ATIVO (1520 - 45AL/2014)

 A imagem revela alguns aviões colocados em descampado e, aparentemente, inoperacionais.

Um vídeo gravado na Síria , revelou que alguns dos MiG- 25 "Foxbat" poderão estare operacionais.
A Força Aérea Arabe da Síria (SAAF - Syrian Arab Air Force)) adquiriu um número desconhecido de MiG- 25s - um dos aviões militares mais rápidos de sempre - no final da década de 70 , em quatro variantes: MiG- 25P e intercetores MiG- 25PD (o primeiro foi posteriormente atualizado para o PD padrão para se tornar o MiG- 25PDS ), e os bombardeiros de reconhecimento MiG- 25RB e de treino MiG- 25PU .
Pensava-se que os aviões haviam sido retirados do serviço em 2011, uma vez que imagens de satélite os apresentavam em zonas não protegidas, parados durante largos meses.
Contudo, imagens de satélite da base obtidas em 3 de novembro passado, mostram 28 MiG- 25, a maioria dos quais em áreas de estacionamento ao redor da pista, sendo que 12 foram rebocados para o deserto, sugerindo que foram de facto abandonados .
No entanto, um vídeo divulgado por um grupo rebelde em 8 de agosto de 2012 sugeriu que alguns MiG- 25 podem estar operacionais na Base Aérea de Tadmur/Palmyra. 
O vídeo mostra dois MiG-25PD/PDS aparentemente operacionais e um outro, de treino, MiG- 25PU na pista de uma base do grupo identificad como "Tad" .
Esta afirmação foi confirmada por dois vídeos lançados em março, sendo que ambos mostraram um solitário MiG- 25 voando sobre Uqayribat, uma cidade 60 km ao norte da Base de Tiyas.
Embora não esteja claro qual a variante de MiG -25, ele pode ser visto no vídeo do grupo que alegou que a aeronave avistada acabava de voltar de uma missão de bombardeamento, o que significa que poderia ser um MiG- 25RB, que tem, ainda assim, uma limitada capacidade de ataque ao solo.

Imagem de um Mig-25RB sírio, aparentemente operacional.

Parece então um dado adquirido que a SAAF nunca retirou formalmente os seus MiG- 25, com a maioria deles simplesmente ser posta de lado, por falta de combustível, destinado a outras prioridades. 
Como seus SU-22, SU-24 e MiG-23 fmuito desgastados pelo uso frequente e atingidos esporadicamente por defesas aéreas rebeldes, a arma aérea Síria começou  a utilizar com mais frequência aeronaves menos adequadas para as missões ar-sol, como o MiG-23MF/ML, MiG -29 e agora até mesmo MiG- 25RB.
É por isso plausivel que o MiG- 25 irá retornar a atividade, a fim de proteger SAAF de aviões de ataque ao solo voando perto da fronteira com a Turquia, na sequência do abate de um MiG- 23 por um  F-16 turco. 
Assim, aviões MiG-25PD/PDS armados com mísseis R- 40RD e R- 40TD podem fazer com que a força aérea turca pense duas vezes antes de se envolver com  aviões sírios novamente.

Fonte: JanesWD
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>