sábado, 15 de março de 2014

LUKE RECEBE PRIMEIRO F-35 (M1472 - 87PM/2014)

Foto:Jim Hazeltine/USAF
Foto:Jim Hazeltine/USAF
Foto:Jim Hazeltine/USAF
Foto:Jim Hazeltine/USAF

Escoltado por dois F-16, o primeiro F-35 da base aérea de Luke, Arizona, EUA, chegou pouco depois das 11 horas da manhã de 11 de março, vindo da fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas.

Foto: Darlene Seltmann/USAF

"Este é um dia que se anunciava há muito tempo. É o resultado de muitos anos de duro trabalho, por parte de inúmeros militares e civis da comunidade" referiu  a propósito o Cor. John Hahha, comandante do 56 Grupo de Operações, numa conferência de imprensa após a aterragem do aparelho. "Ter o F-35 em Luke assegura a viabilidade da nossa missão a longo prazo (...)".

Foto: Darlene Seltmann/USAF
Foto: Darlene Seltmann/USAF

O F-35A n/c LF 5030 é o primeiro de 144 previstos para a base aérea de Luke e o 35º a ser entregue à Força Aérea (USAF). As restantes aeronaves chegarão durante a próxima década, sendo esperados 16 até ao fim do ano. Em 2015 terá início a instrução de pilotos operacionais em F-35.

A ocasião é histórica, na medida em que a entrega deste F-35 marca o início da substituição da frota F-16 da USAF pelo caça de 5ª Geração. Sete outras bases operam já o F-35 em várias versões, maioritariamente em funções de testes e avaliação.

Foto: Todd R. McQueen/Lockheed Martin

Em cerimónia realizada ontem, 14 de março em Luke, para inúmeras individualidades militares e civis, o Gen. Robin Rand, comandante do Air Education and Training Command disse: "O F-35 representa o futuro da aviação tática para os EUA e os seus aliados. Este programa foi construído sobre uma cooperação com parceiros internacionais sem precedentes, que está entranhado no centro de treino integrado da base aérea de Luke. Juntos iremos treinar a próxima geração de pilotos, que irá proteger a nossa liberdade, no país e no estrangeiro."

O primeiro F-35 de Luke estará em exibição durante o fim-de-semana para o público em geral no evento "Lightning over the desert" que marca o dia da unidade.

Vídeo:



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>