segunda-feira, 31 de março de 2014

DINAMARCA ASSEGURA MISSÕES NO BÁLTICO COM SEIS F-16 (M1507 - 33AL/2014)

F-16AM da Dinamarca

A missão de policiamento aéreo do Báltico assegurada há alguns anos por alguns países da NATO, registará, a partir de maio, o maior contingente de aviões empenhados nessa missão.
A Dinamarca vai enviar seis caças F-16 para os países bálticos (Letônia , Lituânia e Estônia) para patrulhar o seu espaço aéreo, segundo confirmou o ministro responsável pelos negócios estrangeiros daquele país escandinavo, Martin Lidegaard.
As patrulhas começarão em 1º de maio e serão parte de uma missão geral de policiamento aéreo da NATO para zelar pelo espaço aéreo daquela zona do Báltico, questão que se reveste de uma acrescida importância em resultado da instabilidade na Crimeia. 
Martin Lidegaard afirmou aos jornalistas que “este reforço no número de meios aéreos é um sinal para os países bálticos que estamos empenhados na sua segurança, claro, mas também um sinal para a Rússia de que a NATO é séria e está a cumprir com a sua vocaão”, disse Lidegaard após uma reunião do comité de política externa do Parlamento dinamarquês, ocorrida na passada quinta-feira, dia 27.
Depois da adesão à NATO dos três estados bálticos, a NATO tem assegurado o patrulhamento do seu espaço aéreo, uma vez que esses estados não possuem a capacidade nem meios para o assegurar. Recorde-se que Portugal jáassegurou por uma vez o patrulhamento aéreo do Báltico, com quatro caças F-16, conforme esta reportagem do Pássaro de Ferro realizada na altura. 
E conforme também já aqui demos nota, voltaremos a fazê-lo, novamente no Outono, com um dispositivo de seis caças F-16, dando continuidade ao aumento de meios envolvidos já levada a efeito pela Dinamarca,consubstanciando o "aconselhado" à NATO pelo Presidente norte-americano, tendo em conta, como já se aludiu, à situação na Crimeia. 

Fonte: Reuters
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>