sábado, 23 de novembro de 2013

FINAIS FELIZES (M1284 - 354PM/2013)

Foto: Dietmar Eckell

O fotógrafo alemão Dietmar Eckell viajou por todo o mundo, em busca de restos de aeronaves abandonadas acidentadas, para registar em imagens num único livro. A única premissa: todos os acidentes tiveram um final feliz, isto é, todos os tripulantes sobreviveram. Daí o título aparentemente irónico para a obra, mas na verdade justificado por esse detalhe.

Foto: Dietmar Eckell

Um trabalho que começou no interesse visual de registar "objetos" históricos e que evoluiu para um trabalho de investigação que durou mais de dois anos. No total, 15 destroços de aeronaves, abandonados há décadas (entre 10 e 70 anos) foram retratados por Dietmar, em lugares tão remotos como o Círculo Polar Ártico ou a Papua Nova Guiné, e através de quatro continentes.

Foto: Dietmar Eckell

Segundo o autor, apesar do mote ser um tema de aviação, o trabalho é muito mais do que simples fotos de destroços de aviões. 
É sobre o que foram magníficos aviões, belas paisagens e bonitas histórias. É sobre heróis - os pilotos que transformaram desastres em milagres, sobre o destino, o tempo, o espaço e o fim.

Foto: Dietmar Eckell

Dietmar Eckell não pretendeu dar às suas fotos uma abordagem documental, mas sim o modo como os aviões se integraram na paisagem e passaram a fazer parte de um "quadro maior", tentando captar a beleza surreal dos locais.

Foto: Dietmar Eckell

No final, um livro de fotografia de 96 páginas, com 50 fotos de grande dimensão, para a impressão do qual angariou fundos através do sítio de internet que criou para o projeto.

Foto: Dietmar Eckell
Foto: Dietmar Eckell
Foto: Dietmar Eckell

O livro pode ser adquirido através do site do autor em: http://igg.me/p/340928
Mais informações sobre o autor e outros trabalhos em www.dietmareckell.com

Foto: Dietmar Eckell


Vídeo promocional:







0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>