sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BARAIN MODERNIZA FROTA F-16 (M1271 - 343PM/2013)

F-16C da Real Força Aérea do Barain      Foto: RBAF

O Barain vai dar início a modernizações profundas na sua frota de F-16 durante o ano de 2014, ao mesmo tempo que se espera uma decisão para adquirir caças de nova geração.
Os planos para a modernização estão já acordados com a Lockheed Martin, fabricante do F-16, sendo a assinatura do contrato esperada para junho do próximo ano, segundo revelou o Cor. Salah Al-Mansoor da Real Força Aérea do Barain.

As melhorias incluirão a instalação de um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), novos ecrãs multifunções no cockpit e ligação de dados Link 16. O designador de alvos da Lockheed, Sniper deverá ser também incluído no pacote, bem como bombas JDAM de precisão, a versão D do míssil ar-ar guiado por radar AIM-120 e o míssil também ar-ar mas de curto alcance AIM-9X, revelou ainda a mesma fonte.

Os trabalhos deverão começar em 2014, tendo como meta terminar em 2018, estando previstas as  entregas para uso operacional dos primeiros aviões em 2016 ou 2017.
O Programa Integrado de Capacidades Comuns, como foi designada a modernização, deverá utilizar o software M6.2 como base de trabalho (ver artigo do Pássaro de Ferro sobre o tema). O radar AESA a aplicar nos aparelhos não está ainda definido, estando a dúvida entre os produtos da Northrop Grumman ou a Raytheon.

Os planos para aquisição de um novo caça, têm em vista a substituição dos F-5 também em uso no país, até ao fim da corrente década.
O Eurofighter Typhoon parece levar vantagem na corrida, sobre o Rafale ou o F-35, havendo rumores de que o contrato possa mesmo ser assinado durante o Festival Aéreo Internacional do Barain em janeiro próximo. A aquisição de um lote adicional de F-16 está também em cogitação. 

A FA do Barain opera o F-16 desde 1990, atualmente num total de 21 unidades (17 C e 4 D). 

Fonte: Flight Global
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


3 Comentários:

Gonçalo Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Lopes disse...

Sabe-se onde é que eles serão modernizados?

Paulo Mata disse...

Por enquanto nada assumido, embora o que foi divulgado leve a crer que seja a própria Lockheed Martin.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>