quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CINCO CAÇAS F-16AM TERMINAM DESTACAMENTO NOS AÇORES (M1270 - 89AL/2013)

Entre os dias 5 e 12 de novembro, a Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes – Açores, recebeu um destacamento aéreo, constituído por cinco caças  F-16 (15105, 15106, 15108, 15110 e 15117) e 34 militares, que teve como objetivo o cumprimento do programa de manutenção de qualificações em F-16 e a realização de missões de instrução operacional num ambiente menos habitual.



Durante os seis dias de atividade aérea, os cinco F-16 e pessoal da área operacional e manutenção da Base Aérea Nº5, Monte Real, bem como militares do Centro de Relato e Controlo destacados na BA4 concretizaram 26 missões e cerca de 60 horas de voo.
Este destacamento de F-16 nos Açores permitiu treinar a projeção de forças; treinar e qualificar as tripulações que operam esta aeronave; testar a capacidade de Defesa Aérea instalada naquele arquipélago, bem como, no âmbito da instrução, realizar missões com pilotos a frequentar o curso de conversão operacional e missões de qualificação de comandante de parelha.


Para além desta componente operacional e de âmbito estritamente militar, a presença dos F-16 naquela região autónoma marcou, seguramente, no quotidiano das populações que se aperceberam da sua presença, a sensação de unidade e coesão territorial, bem como a certeza da total capacidade daquele sistema de armas em se projetar para fora do território continental onde está baseado.
As forças militares surgem, assim, como pilares da sustentação da portugalidade e transmitem aos cidadãos das regiões periféricas uma sensação integradora no todo nacional, reforçando por isso o orgulho nos símbolos e instituições-pilar da nação.



Fonte e fotos: Força Aérea Portuguesa
Edição e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>