quinta-feira, 31 de outubro de 2013

F-35B REALIZA LARGADA DE BOMBA INTELIGENTE (M1242 - 319PM/2013)

Largada da primeira GBU-12 por um F-35B     Foto:Darin Russell/Lockheed Martin


A versão de descolagem curta e aterragem vertical (STOVL) do F-35, pilotada pelo piloto dos Fuzileiros dos EUA (US Marines) Maj. Richard Rusnok, realizou com sucesso a largada de uma bomba "inteligente" GBU-12 Paveway II, guiada por laser, a partir da baía interna do avião, atingindo um alvo terrestre.
A GBU-12 é uma bomba de 220 Kg, Mk.82 de uso geral, com um sensor de laser e direcionadores de voo acoplados. 
O F-35B efetuou a largada de teste (sem explosivos para o teste) no passado dia 29, no campo de tiro de precisão da base aérea de Edwards na Califórnia. A bomba foi largada a 25.000 pés, tendo efetuado uma descida de 35 segundos até atingir o alvo. O Sistema EOTS foi usado pelo piloto, para identificar, designar e guiar a GBU-12 até ao alvo. O Sistema EOTS é o primeiro no mundo a combinar Visão Infravermelha (FLIR), Busca e Localização Infravermelha e designador laser, de modo a maximizar a capacidade dos pilotos de F-35.

Impacto da bomba inerte no alvo      Foto: Lockheed Martin

"Este teste de largada de armas com uma GBU-12 assinala a primeira vez que o F-35 realmente se tornou um sistema de armas" referiu o Maj. Rusnok. "Representa mais um passo em frente no desenvolvimento deste programa vital."

Na semana passada, mais dois avanços importantes foram conseguidos no teste de armamentos com o F-35: a 21 de outubro em Patuxent River (base da Marinha) o modelo C realizou o primeiro teste de separação de armamento e a 23 de outubro em Edwards, a variante A (Força Aérea), levou a cabo a primeira largada de teste, em terra, de uma bomba de pequeno diâmetro GBU-39 (110 kg).

Vídeo:



Fonte: Lockheed Martin
Tradução: Pássaro de Ferro




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>