terça-feira, 22 de outubro de 2013

COLÔMBIA: EXERCÍCIO DE LUTA AO NARCOTRÁFICO (M1224 - 304PM/2013)


A-29 Super Tucano da FA Colombiana    Foto: FA Colombiana

A experiência adquirida durante mais de dez anos de luta contra o narcotráfico por parte das tripulações colombianas, em aeronaves de combate e plataformas de seguimento, foi a peça fundamental para negar o espaço aéreo ao tráfico ilegal de estupefacientes, ao ponto da Força Aérea colombiana se ter tornado numa referência neste tipo de operações, entre as suas homólogas da região das Caraíbas.

Por tal motivo e com o fim de fortalecer as capacidades operativas para a luta contra o narcotráfico na América Central, as Forças Aéreas da Colômbia, Honduras e Guatemala, realizam o segundo Exercício Combinado de Interdição Aérea denominado HONCOLGUA II. Com este exercício pretende-se consolidar procedimentos e linguagens aeronáuticas comuns, para otimizar recursos dos três países participantes, estabelecer protocolos para o intercâmbio de informação dos Centros de Comando e Controlo, para lograr a interceção, identificação, coordenação e transferência dos tráfegos aéreos irregulares que são simulados em espaços aéreos comuns.

Nesta oportunidade, a Força Aérea Colombiana participa com pessoal da esquadra de defesa aérea do Comando de Combate nº3, que durante esta semana estarão a realizar missões de treino dirigidas às tripulações de aeronaves de combate das Honduras e Guatemala, para transmissão da experiência da FA Colombiana em termos de tática e doutrina na interdição ao tráfico de drogas ilegais.

Este exercício faz parte dos nove convénios vigentes entre a FA Colombiana e países como EUA; México, Brasil, Panamá, república Dominicana, Peru, entre outros, que procuram fechar o seu espaço aéreo ao crime transnacional.

Fonte: FA Colombiana
Tradução: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>