domingo, 9 de junho de 2013

A renovação da aviação de combate portuguesa 1974-1984 - (M1032 - 03JM/2013)

É interessante acompanhar o processo de renovação da aviação de combate portuguesa depois da guerra colonial. Depois de África, Portugal precisava urgentemente de renovar toda a aviação de combate e contava essencialmente com o apoio americano para isso. 
O último número da Mais Alto tem um artigo meu  que revela como este processo foi conduzido na altura até chegar à compra do A-7P Corsair. Foi uma investigação que me deu algum trabalho, pois não foi fácil reconstruir o processo, mas está agora disponível para quem quiser saber.

Em poucas palavras, o novo regime político surgido da revolução de Abril de 74 não tinha como prioridade a modernização das forças armadas, nem recursos económicos para tal. Sendo assim, a FAP contava essencialmente com o apoio norte-americano para modernizar a sua força de combate, pois só a partir das contrapartidas da utilização da base aérea das Lajes, nos Açores, seria possível obter verbas para tais planos. Portanto, estávamos completamente dependentes da ajuda americana que não foi grande coisa.

A 18 de Junho de 1979, o Governo Português assina com os EUA, o acordo para a utilização da Base das Lajes por um período de mais quatro anos, até Fevereiro de 1983. Ao abrigo deste acordo Portugal recebe uma ajuda financeira de 60 milhões de dólares para a compra de equipamento militar. A verba é modesta perante as necessidades de reequipamento das forças armadas, mas permite à Força Aérea avançar com o Programa A-7P, deixando para trás a opção F-5. Esta história nunca tinha sido bem contada e este artigo revela o que se passou.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>