domingo, 9 de junho de 2013

60 ANOS DA PATROUILLE DE FRANCE (M1033 - 47AL/2013)



Em 25 e 26 de maio passados, na Ecole de L'Air em Salon de Provence - França, teve lugar a celebração do 60 º Aniversário da Patrulha Acrobática Prancesa - Patrouill de France (PF).   
O sábado, foi o dia dedicado às personalidades e patrocinadores privados do evento, que teve a presença do Ministro da Defesa Francês, bem como diversas individualidades civis e militares de várias  nacionalidades. 
Várias forças aéreas participaram do evento, contribuindo com suas aeronaves.


A atividade começou  às 10h e terminou ás 18h, servindo, de certo modo de ensaio para o dia seguinte.Domingo de manhã, às 08:00h abriram-se os portões da base e milhares de pessoas rumaram para a zona da exposição estática de todos os meios de caça l'Armée de l'Air, Mirages versão 2000 e ND, Rafale do esquadrão Normandie-Niemen e de reconhecimento, o esquadrão do F1CR, ambos baseados na base de Mont du Marsan.   
Também contou na exposição estática de aviões antigos como um DC3 Air France, um Noratlas que operaram  no exército francês.
Quanto aos helicópteros, estiveram presentes o Ecureil  AS350 e o EC225 Caracal. A exposição estática não foi muito grande, devido a limitações de espaço, facto que levou a que aeronaves como o A400M, E3 Sentry ou KC-135 não pudessem ser vistos mais perto.


Quanto às exibições aéreas, contou com várias patrulhas acrobáticas que chegaram da Espanha (Patrulha Aguilla), Inglaterra (Red Arrows), Itália (Frecce Tricolori), Suíça (Patrouille Suisse), Bélgica (Devils Rouge), Polônia (Team Iskra) e como anfitriões, a sexagenária Patrouille de France.
O festival abriu com os líderes de cada patrulha a realizar uma passagem em formação.  
Como meios militares puderam ver-se um A400M que veio de Toullouse para fazer duas passagens, uma normal e outra com a rampa traseira rebaixada; dois Mirage 2000D da base de Nancy; contou também com a presença de um Fouga Magister, predecessor do atual Alpha Jet  da PF também do F-16 Demo belga.
 Como seria de esperar, a exibição militar foi fechada pelo Rafale que executou uma arrebatadora exibição para os 100 mil espectadores presentes.  




O festival terminou às 18:30 h, obviamente com a exibição da Patrouille de France, que impressionou com uma nova manobra realizada para esta efeméride, mormente a "pintura" do número 60 no céu para assim  registar em grande o seu aniversário.




Texto e Fotos: Alejandro de Prado García 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>