terça-feira, 7 de maio de 2013

X-51 WAVERIDER VOA A MACH 5.1 (M984 - 129PM/2013)

X-51A WaveRider      Imagem:USAF

A Força Aérea dos EUA (USAF) completou um programa de testes quase com uma década, ao lançar com sucesso um aeronave não tripulada (VANT), que voaria depois a mais de cinco vezes a velocidade do som.
Fontes oficiais anunciaram na sexta-feira passada que o X-51A WaveRider efetuou com sucesso um voo hipersónico durante cerca de três minutos. O feito, foi considerado um ponto de viragem no programa, dado que as anteriores tentativas não atingiram os objetivos propostos.
O X-51, lançado a partir de um B-52 utiliza um motor com a tecnologia scramjet, capaz de proporcionar a largada de armas em qualquer ponto do planeta, em poucos minutos.

X-51 na estação da asa de um B-52     Foto:USAF

O presidente da Boeing Phnatom Works que projetou o WaveRider, Darryl Davis, comentou acerca do bem-sucedido teste, que "a tecnologia já amadureceu até ao ponto em que abre portas para aplicações práticas". Apesar do futuro imediato da tecnologia ser a sua aplicação em mísseis de cruzeiro, a sua utilização em aviação tripulada, é uma possibilidade a longo prazo.

O B-52 que lançou o X-51 já em voo     Foto:USAF

Quando questionados sobre a necessidade de desenvolver tal tecnologia, fontes oficias da USAF responderam citando uma tentativa falhada de neutralizar bin Laden em 1998, cuja localização se sabia. O tempo necessário para efetivar o ataque através de mísseis de cruzeiro lançados de uma força naval, excedeu 80 minutos, o que permitiu a sua fuga. Esta nova tecnologia, poderia reduzir esse tempo para apenas 12 minutos.
Além da variável tempo, uma arma com estas características torna-se também muito difícil de neutralizar.

Para usos civis, a tecnologia scramjet permitirá por exemplo, concluir um voo Londres-Nova Iorque em menos de uma hora.


Fonte: RT
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>