quarta-feira, 17 de abril de 2013

C295 TESTA LANÇAMENTO DE MÍSSIL (M955 - 106PM/2013)

Largada do Marte Mk.2 inerte pelo C295 de testes      Foto:Airbus Military

No passado dia 15 de abril, a Airbus Military e a MBDA efetuaram com sucesso o lançamento de um míssil anti-navio inerte Marte Mk2/S a partir de um C295.
O voo em que foi lançado o míssil foi o último de uma série de testes e avaliações realizados em conjunto pelas duas empresas (fabricante do avião e míssil respetivamente), para validar a integração aerodinâmica do Marte com o C295, as qualidades de operação e performance.

O Marte Mk.2 na asa do C295 da Airbus Military     Foto:Airbus Military

A instalação de armamento nas estações pylon das asas proporciona ao C295 MPA uma versatilidade operacional acrescida, permitindo à aeronave desempenhar novas missões exigidas pelos clientes. 
Nas missões de luta anti-submarina, o C295 tem já em serviço a possibilidade de utilização do torpedo Mk.46.

Largada de torpedo Mk.46 pela versão naval do C295     Foto:Airbus Military

O sucesso do programa de avaliação demonstrou mais uma vez a versatilidade operacional do míssil Marte, que se vai estabelecendo como a bitola pela qual o armamento da mesma gama é comparado. O míssil Marte Mk.2/S está também em uso nos helicópteros AW101 (versão armada do EH101 em uso na Força Aérea Portuguesa) e nos NH90 navais ao serviço das Forças Armadas italianas. O programa de integração do míssil na panóplia de armamento do Eurofighter Typhoon está presentemente a decorrer. É uma arma anti-navio do tipo "dispare e esqueça" (não necessita de guiamento a partir da plataforma de lançamento), tem capacidade todo-o-tempo, médio alcance e sea skimming (ataque ao alvo a rasar a superfície do mar).
A orientação é feita por unidade de inércia e radar e é capaz de destruir pequenas embarcações e danificar seriamente embarcações de grande porte.Tem um peso de 310 kg e mede 3,85m.

Fonte: Airbus Military
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

2 Comentários:

Anónimo disse...

Melhor míssil anti-navio do mundo, lançado desde helicopteros, com a última versão a ter 100km alcance.

Anónimo disse...

Melhor míssil do mundo, para ataque anti-navio, a partir de helicopteros.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>