quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GLACIER GIRL ou ARQUEOLOGIA DE AVIAÇÃO NA GRONELÂNDIA (M884 - 57PM/2012)


Os exploradores descem sobre o Glacier Girl em 1992     Foto:Lou Sapienza

Durante a Segunda Guerra Mundial a Operação Bolero desencadeada em 1942, destinava-se a fornecer aviões militares à Grã-Bretanha, como alternativa ao transporte por mar, para evitar as perdas causadas pelos ataques dos submarinos alemães, que então pejavam o Atlântico Norte.
As ligações por ar contudo, também estavam longe de ser fáceis e como consequência algumas das aeronaves, como este P-38 Lightning acabaram por se perder no trajeto entre o estado do Maine no Nordeste dos EUA e a Escócia.

Imagem da aterragem de emergência de um dos P-38

A maior perda aconteceu na Gronelândia, no Verão de 1942 com seis P-38 e dois B-17 a efetuarem aterragens forçadas sobre um glaciar, devido ao mau tempo. As aeronaves abandonadas, viriam a ficar cobertas sob uma capa de 265 pés (aprox 80 m) de gelo até 1988, quando a frota foi descoberta com o auxílio de radar de penetração no terreno, após doze expedições e onze anos de buscas.

O P-38F em Oshkosh apenas duas semanas após a recuperação      Foto:Pat Carry

O P-38 Lighting da primeira foto, sobre a asa do qual desce um membro da equipa de buscas, estava praticamente intacto e foi resgatado a 1 de agosto de 1992, após escavação com o auxílio de um canhão de água quente para criar uma caverna à volta da célula, para depois ser desmontado peça a peça e finalmente transportado para os EUA.
O Lightning recuperado, s/n 42-7630 ficou a partir de então conhecido como "Glacier Girl" e foi inclusive colocado em condições de voo, numa prova fantástica daquilo que um pequeno grupo de entusiastas pode conseguir, quando há muito empenho e perseverança.

O Glacier Girl pertence agora ao piloto Rod Lewis e marca presença em eventos de aviação    Foto: Doug Goerke
Foto: Michael Horrel
Foto: Michael Horrel
Foto: Michael Horrel

Depois de 50 anos debaixo do gelo da Gronelândia, o P-38 Lightning descola em Middlesboro, Kentucky, EUA.

Fonte: P-38 National Association
Adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>