sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PORTUGAL, OS EUA E AS LAJES (M827 -12PM/2013)

Base das Lajes                                                                         Foto:USAF


José Aguiar-Branco reuniu-se esta semana nos Açores com o Presidente do Governo Regional, durante uma curta visita que efetuou àquele arquipélago. Um dos principais assuntos abordados foi a redução da presença militar americana na Base das Lajes. Não obstante as implicações desta decisão do governo norte-americano, Aguiar-Branco sublinhou que se mantém a “cooperação estratégica” existente entre os dois países.

O Ministro da Defesa Nacional afirmou que “a cooperação estratégica entre Portugal e os Estados Unidos é prioritária e é uma situação que está para lá da Base das Lajes”.

Aguiar-Branco defendeu ainda que a anunciada redução da presença norte-americana nas Lajes, não pode ser entendida como "uma desqualificação ou desgraduação da importância da relação entre Portugal e os EUA".

O Ministro da Defesa Nacional salientou que “os esforços nacionais se devem concentrar no sentido de mitigar as consequências de uma alteração que vai acontecer, que não é uma alteração focalizada especificamente nas Lajes, obedece a uma nova estratégia dos EUA que têm consequências noutros países".

Para debater o futuro da Base das Lajes, o Secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, visitará Portugal já na próxima semana, onde se reunirá com o Ministro da Defesa Nacional e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.


Fonte: Ministério da Defesa

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>