sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PORTUGAL COMANDA OPERAÇÃO ATALANTA EM 2013 (M770 - PM123/2012)

P-3C CUP+ Orion da Força Aérea

O Ministro da Defesa Nacional informou que Portugal deverá assumir, no próximo ano (2013), o comando da Operação ATALANTA, de combate à pirataria no Índico.

José Pedro Aguiar-Branco destacou a importância desta missão de âmbito humanitário, em declarações à margem da reunião de Ministros da Defesa da União Europeia. 
A União Europeia lançou a Operação ATALANTA, no âmbito da Segurança Comum e da Política de Defesa, para fazer face à escalada considerável dos atos de pirataria nos últimos anos, ao largo da costa da Somália.

Super Lynx Mk.95 da Marinha Portuguesa
Esta operação tem como objetivos principais assegurar a proteção dos navios que transportam ajuda alimentar ao povo Somali no âmbito do WFP (World Food Program) e contribuir para a prevenção e repressão de atos de pirataria e de assalto à mão armada no mar.

Portugal participa nesta operação, com militares, desde 2008, tendo iniciado a sua participação através de vários destacamentos de meios navais e aéreos (helicópteros Super Lynx Mk.95 e aviões P-3 Orion), a partir de 22 de abril de 2010.



Fonte:  Ministério da Defesa  

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>