quinta-feira, 15 de novembro de 2012

OPERAÇÃO "DEEP FREEZE", NA ANTÁRTIDA (M760 - 49AL/2012)

O C-17 Globemaster III, pousado na pista de gelo, nas proximidades de McMurdo - Antártida.
Foto: US Air Force/Sgt Sean Tobin.
No passado dia 1 de Outubro, deu-se início à "Operação Deep Freeze" (ODF) que consiste no transporte de carga e pessoal para Fundação Nacional de Ciência norte-americana, instalada em pleno continente gelado - Antártida - na estação de McMurdo.
Sendo parte integrante da Esquadra de Transporte Aéreo Expedicionário 304 da Joint Base Lewis-McChord, Washington, os elementos destacados para esta missão partiram do Aeroporto Internacional de Christchurch-Nova Zelândia, a bordo de um C-17 Globemaster III, aeronave que transportava 76 passageiros e 64 toneladas de carga, com destino ao continente gelado.
A ODF é uma operação de serviço geral, de apoio do Programa Antártico dos EUA e fornece suporte logístico para a pesquisa científica da NSF - National Science Foundation, na Antártida. Segundo o Tenente-Coronel Brent Keenan da 304 EAS e comandante da missão, "Esta é a melhor e mais entusiasmante missão em que participei", palavras que dirigiu a uma equipe de reportagem da Nova Zelândia pouco antes de descolar rumo a McMurdo. "Todos estamos bastante entusiasmados com esta missão, o tempo em rota e no destino está a colaborar e aqui dentro vão as melhores pessoas para o sucesso desta missão!", rematou. 
Após 5 horas de voo rumo a Sul, para a remota Estação na Antártica, o C-17 pousou na pista sazonal, em pleno gelo do mar, uma pista esculpida numa camada de quase 3 metros de espessura, em pleno oceano congelado, nas imediações da Ilha de Ross.

Nesta "foto" pode observar-se assinalada a pista de Christchurch, de onde partiu o C-17 e a "Ilha de Ross", nas imediações da qual o avião aterrou.
O C-17 manteve os seus  motores em funcionamento, devido ao frio extremo, para ajudar a prevenir o combustível de congelar e de se transformar em gel. Enquanto isso, as equipas iam descarregando a aeronave, conforme o planeado. 
A "Operation Deep Freeze" é diferente de quaisquer outras operações militares dos Estados Unidos e apresenta muitos outros desafios às tripulações, como alude o tenente-coronel Jason Taylor, um dos pilotos de C-17 e da 304 EAS: "Basicamente, temos de aterrar numa pista flutuante.  Se batermos com o avião com muita força, como uma pista pavimentada, podemos quebrar o gelo e provocar também ondas que tornariam a operação muitíssimo arriscada." 

Elementos da ODF desembarcam do C-17 em plena "pista" de gelo.

Existem, apesar disso, outras pistas no gelo continental, no entanto estão mais afastadas de McMurdo e exigem distâncias muito maiores relativamente à posição dos nossos aviões.  
Durante esta época do ano, o pessoal da ODF aproveita a espessa camada de gelo no mar para efetuar estas missões que, até março de 2013 totalizarão o importante número do 48. 

Fonte: U.S. Air Force/Adaptação Pássaro de Ferro

5 Comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quero saber mais sobre este lugar, McMurdo, vi umas fotos no google maps que me deixaram curioso, por exemplo grandes globos localizados quase que perto um do outro. Meu nome é Thomaz Mancini e sou de Sp-Brasil

Unknown disse...

Quero saber mais sobre este lugar, McMurdo, vi umas fotos no google maps que me deixaram curioso, por exemplo grandes globos localizados quase que perto um do outro. Meu nome é Thomaz Mancini e sou de Sp-Brasil

Anónimo disse...

quem deseja saber mais sobre isso procure sites independentes desvinculados dos governos

Unknown disse...

Cara essa espedicao foi pra encontrarem o domo...eles encontram e depois disso ninguem "autorizado" pode ir la senao eles abatem

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>