domingo, 4 de novembro de 2012

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (M748 - 109PM/2012)

UH-60 Black Hawk da ANG  sobre Nova Iorque      Foto:Mark Lennihan/ANG
A destruição patente no conhecido parque de diversões de Nova Jérsia  Foto:Mark Olsen/USAF

É difícil não efetuar paralelismos entre os eventos relacionados com a supertempestade Sandy e o filme "O dia depois de amanhã". Se ignorarmos no filme os tiques próprios de Hollywood, as semelhanças são mesmo assustadoras, sendo talvez mais um caso em que, à semelhança do 11 de setembro, a realidade chega a roçar a ficção.
As primeira imagens de meios aéreos a correr mundo foram as do resgate dos tripulantes do navio réplica do HMS Bounty através de um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA.

O veleiro HMS Bounty afunda-se nas águas do Atlântico           Foto:Tim Kuklewski/USCG

O apoio através de meios aéreos no entanto, ultrapassou muito esse episódio único, com o Péntágono e as unidades da Proteção Civil a prepararem uma operação em larga escala para mitigar os estragos e auxílio às populações, durante os dias subsequentes à passagem de uma das maiores tempestades de que há memória pelo nordeste dos EUA.
Assim, tanto Guarda Aérea Nacional (ANG), como Força Aérea (USAF), Marinha (US Navy) e Guarda Costeira (USCG), cederam homens e deslocaram equipamentos para as zonas mais afetadas, às ordens da Agência Federal de Gestão de Emergências. Os meios mobilizados trabalham desde então no terreno, na reparação de telecomunicações, fornecimento de energia elétrica e combustíveis, alimentos, abrigos, evacuações médicas, busca e salvamento, remoção de destroços, e toda a infinidade de tarefas necessárias realizar para apoio de emergência e recuperação da "normalidade".

O USS Wasp presta apoio a partir do mar                 Foto: Terah Mollise/US Navy
Um MH-65 Dolphin da USCG prepara-se para descolar do USS Wasp em mais uma missão de resgate  Foto:Andrew Church/US Navy
O convés do USS Wasp com três CH-53 Super Stallion e um Bell 212 na costa nordeste dos EUA  Foto: Andrew Church/US Navy
O navio multifunções USS Carter Hall zarpou de Norfolk ainda antes da tempestade atingir o continente  Foto: Zachary Welch/US Navy
Equipamento pesado destinado aos trabalhos de remoção de escombros a bordo do USS Carter Hall      Foto: James Stenberg/US Navy

A US Navy localizou o porta-helicópteros USS Wasp e os navios multifunções USS San Antonio e Carter Hall nos limites da tempestade, ainda antes da passagem do centro da tempestade,  para rápido acesso às zonas costeiras após a passagem do furacão.
Da Guarda Aérea Nacional foram mobilizados cerca de 12.000 homens e helicópteros Chinook e Black Hawk.
A USAF participou principalmente através de transporte logístico com os seus C-17 Globesmaster, C-5 Galaxy e C-130 Hercules no transporte de equipamento pesado. A cargo da Guarda Costeira, ficaram essencialmente a busca e salvamento.
As forças militares e paramilitares foram o esteio das ações de socorro à situação de calamidade pública, dado serem as únicas aptas a estabelecer uma cadeia logística com capacidade para fazer face à gravidade e envergadura dos acontecimentos.
Depois do desastre humanitário que foi o furacão Katrina em 2004, as autoridades norte-americanas não parecem querer voltar a subestimar os efeitos das forças da natureza.

C-130 da USAF embarcam pessoal de apoio              Foto: Ray Lloyd/USAF
...e mantimentos            Foto: Ray Lloyd/USAF
Um CH-47 Chinook da ANG descola rumo a State Island             Foto: Parker Gyokeres/USAF
A bordo do CH-47 uma equipa de socorro destinada a efetuar buscas casa a casa      Foto: Parker Gyokeres/USAF
E os C-5 Galaxy que executam operações de transporte 24h/dia  desde 1 de novembro    Foto: Kelly Galloway/USAF



0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>