sábado, 27 de outubro de 2012

O RESGATE DO TENENTE HARRINGTON (M740 - 43AL/2012)

O tenente Harrington é piloto de B-1B. Foi "largado", juntamente com a sua tripulação, numa simulação de abate da sua aeronave, em pleno Deserto do Nevada. Este exercício faz parte do "Red Flag 2012-4" e visa testar não só os procedimentos do piloto abatido numa área hostil, bem como a ação das forças convocadas para o seu resgate. Está em curso uma complexa missão CSAR - Combate Search and Rescue, importantíssima no treino militar. 
Na foto vemos Harrington a camuflar-se, ação fundamental para minimizar a perceção da sua silhueta no meio desértico e  pelas forças hostis aí presentes.
Aqui, Harrington usa um espelho para facilitar a sua deteção por parte da equipa de resgate, composta por um helicóptero HH-60 e em CAS - Close Air Support, um A-10, cujo piloto está, também, a treinar os procedimentos neste tipo de missão, com vista a obter as suas qualificações.

O HH-60 aproxima-se do local onde o tenente Harrington está, iniciando então a operação de resgate.

O tenente Harrington usa o seu rádio para comunicar com as operações de resgate, enquanto junto a ele já está um elemento destacado na operação.
Nesta foto pode observar-se a equipa de resgate, composta pelo HH-60, os soldados da força enviada na missão e lá ao fundo, o A-10 em CAS.

O tenente Harrington, entretanto resgatado, viaja já no heli HH-60 enquanto por perto se mantém o A-10 em apoio.
Este exercício, envolveu muitas mais aeronaves, desde F-15, F-16, AWACS, Reabastecedores, num exercício COMAO - Composite Air Operations em larga escala, típico do Red Flag e que visa sempre a interoperabilidade de meios aéreos e humanos, tendo de se proceder à gestão de recursos e meios e à definição de prioridades nas operações. 
Todo este puzzle de valências é típico do Red Flag, provavelmente o maior e melhor exercício militar de cariz aéreo do mundo, que faz jus ao velho ditado: "Se queres a paz, prepara-te para a guerra!"

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>