sexta-feira, 12 de outubro de 2012

BUSCA E SALVAMENTO EM TREINO NO EXERCÍCIO MORSA 2012 (M727 - 93PM/2012)

C295 Persuader e EH101 Merlin da Força Aérea no AM3 em Porto Santo          Foto: Força Aérea

No dia 10 de outubro decorreu a partir do Aeródromo de Manobra Nº3, no Porto Santo, a fase marítima do exercício MORSA 2012, que teve como objetivo exercitar os procedimentos de coordenação no âmbito dos Serviços de Busca e Salvamento de Portugal e Espanha, de forma a dar uma resposta eficaz perante a eventualidade de um acidente nas Regiões de Busca e Salvamento sob a responsabilidade dos dois países.

O MORSA 2012 contou com a participação de um EH101 MERLIN, de um C295M e de um elemento do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC Lisboa) da Força Aérea Portuguesa, e com a participação de um Super Puma e de um elemento do RCC Canárias da Força Aérea Espanhola.

AS332 Super Puma espanhol                                      Foto: Força Aérea

Para este exercício foi criado um cenário que simulou a perda de contacto radar e rádio com quatro aeronaves em missão de treino. Perante esta situação, de emergência, o RCC Lisboa acionou os meios de alerta destacados no AM3 para a busca e salvamento (SAR) dos eventuais sobreviventes. Da Força Aérea Espanhola foi empenhado um helicóptero, pertencente ao serviço SAR baseado nas Canárias.

A fase marítima do MORSA 2012 decorreu com sucesso tendo sido coordenado eficazmente o emprego dos meios aéreos envolvidos na busca, localização e recuperação de sobreviventes de um acidente aéreo.




Fonte: Força Aérea Portuguesa

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>