quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AVIÃO COMERCIAL SÍRIO FORÇADO A ATERRAR NA TURQUIA (M725 - 92PM/2012)

F-16 turcos forçaram a aterragem do A320 sírio

A tensão segue elevada na frente turca, com um último incidente a ter lugar ontem 10 de outubro de 2012, quando caças turcos intercetaram e forçaram a aterragem de um avião comercial sírio, em rota de Moscovo para Damasco.
Ancara garante ter agido ao abrigo do Direito Internacional, após ter recebido informações que o avião, um Airbus A320, transportaria carga militar, tendo a interceção ocorrido em espaço aéreo turco.

Após cerca de nove horas de paragem no aeroporto de Esenboga em Ancara para inspeção da carga, tripulação e passageiros foram autorizados a seguir viagem, tendo-se queixado no entanto de que as autoridades turcas tentaram forçar pilotos a declarar o incidente como um aterragem de emergência.

O Airbus A320 da Syrian em Ancara  é submetido a inspeções de carga

Da Rússia, maior (e eventualmente único) aliado do regime sírio, chegaram já protestos através do Ministro dos Negócios Estrangeiros, devido ao facto de seguirem 17 cidadãos russos a bordo do avião. A agência russa para a exportação de armas garantiu também não terem seguido quaisquer tipo de armas ou sistemas militares a bordo. Em Ancara todavia, ficou carga confiscada, que alegadamente deveria ter sido declarada e não o foi, prosseguindo  as investigações após a partida do A320.

Este episódio vem adensar a tensão naquela região do globo, uma semana depois de terem ocorrido bombardeamentos de artilharia de superfície na fronteira entre Turquia e Síria, tendo o Secretário Geral da NATO garantido a solidariedade da Aliança, caso haja escalada do conflito. A própria Turquia reforçou já o contingente de F-16 na base aérea de Diyarbakir a 100 km da fronteira, com 25 unidades adicionais.

Durante o dia de ontem ainda antes deste incidente, o Pentágono confirmou o envio de tropas norte-americanas para  a fronteira entre a Síria e a Jordânia, de modo a prevenir um alastramento do conflito a países limítrofes, como é o caso da Jordânia.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>