sexta-feira, 21 de setembro de 2012

OS "FANTASMAS" DA CHINA (M714 - 35AL/2012)


Cá está, o J-20, mais um caça "stealth" chinês a fazer sombra aos ocidentais F-22 e F-35... Em termos diplomáticos, basta ir aos manuais e fica-se a perceber melhor como tudo funciona.

Outra imagem - furtiva qb - de um J-21...
Na página facebook do Pássaro de Ferro, surge um vídeo onde, alegadamente, um caça chinês stealth é apanhado numa manobra de aterragem.
Muito embora o J-20 seja algo diferente, dito aparelho tem algumas semelhanças com os F-22 e/ou F-35 norte-americanos, facto que não é sequer novidade, dado ter sempre existido uma tendência de umas nações para "copiar" tecnologia - neste caso, aviões de combate - umas pelas outras.
Contudo, tendo em conta as circunstâncias e alheados do impacto de ver ali um "paralelo" entre uma certeza (o F-22, por exemplo) e uma suposição (o tal novo caça J-20), pessoalmente sou dos que não se deixa levar no entusiasmo ou no receio de ver ali uma arma letal, capaz de se revelar uma tenebrosa ameaça à civilização ocidental.
Não considero a história da aviação chinesa um cesto de glórias e ou de aparelhos bem sucedidos... Em bom rigor, algumas das imagens de marca da aviação militar chinesa são sempre demasiado parecidas com a aviação russa e claro, rapidamente a máxima: "uma cópia nunca tem a qualidade de um original" ganha substância.

Outra imagem, que não deve nada à nitidez, desta feita de um J-21, assim conhecido/designado, este muito parecido com o F-22 raptor americano...
Não conheço e agradeço ser corrigido se estiver enganado, nenhum caça chinês que se tenha revelado e demonstrado tão sofisticado e tão avançado que se tenha tornado lenda, como caças ocidentais e soviéticos/russos foram e são.
Portanto e para acabar esta opinião, que apenas a mim vincula, não estou muito entusiasmado com as imagens que vi e, seguramente, o regime chinês continua a seguir uma das máximas que fizeram escola em regimes de mão dura e forte suporte militar... Uma boa ação de propaganda e de "carícia à dureza de um regime" e parafraseando Raul Solnado numa das suas rábulas dedicadas à "guerra": (...)matar não mata, mas desmoraliza muito!"
Esperemos para ver... Ou não!

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>