quinta-feira, 12 de julho de 2012

HOTBLADE 2012 - I (M687-31AL/2012)

Nesta foto pode observar-se perfeitamente o "ambiente hostil" em que os helicópteros fazem a diferença, marcando a sua presença, aparentemente sem reservas. É esta aliás, uma das "marcas" do HotBlade!

O HotBlade é um exercício de treino, integrado num programa que envolve helicópteros de várias nações europeias, integrantes da Agência Europeia de Defesa (EDA).
Este exercício em larga escala tem como um dos principais objetivos permitir o treino de tripulações no sentido em que possam todas ficar aptas a executar missões em ambientes operacionais de tensão – “quentes”, digamos - em diversas condições de operação, seja em altitudes mais elevadas, seja em terrenos “em bruto” onde o pó seja uma das variáveis com que contar. Treinam-se também diversas operações, cuja tipologia pode mudar e em que as tripulações, em conjugação com as máquinas, possam tirar o máximo partido possível e “rentabilizar”, se assim se puder dizer, a operação em curso.
A EDA – European Defence Agency, escolheu Portugal para edição deste ano, já que o nosso país apresenta boas condições atmosféricas e alguns cambiantes geográficos que vão ao encontro da “filosofia” de treinos que a EDA pretende.
Esta edição do HotBlade está a ser assegurada pela Força Aérea Portuguesa, através do planeamento e execução do exercício, também em conjunto com algumas das suas esquadras que não só a esquadra de helicópteros envolvida (751), como é exemplo o emprego de caças F-16 das Esquadras 201 e 301 e os C295 da Esquadra 502. Há também a participação do Exército e da Marinha de Guerra.
A edição deste ano é integrada por forças de Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia e Holanda. Conta com o apoio do Luxemburgo e tem a Suécia e o Reino Unido como observadores.
O exercício está baseado no Aeródromo de Manobra nº1, em Maceda-Ovar, entre os dias 4 e 18 de Julho, com ações dispersas um pouco por todo o Centro e Norte do país.

 De regresso da sua missão, este CH-53 alemão está já estacionado no AM1, ao final da tarde.

Nota: Esta é a primeira de mais algumas edições que o Pássaro de Ferro vai dedicar a este exercício militar e nas quais se dará uma ideia mais alargada do exercício e obviamente com mais fotografias, sempre com garantia da habitual marca "Pássaro de Ferro"!

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>