quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A MATRÍCULA DE UM BOEING 707 (M608-18PM/2012)


PP-VJY da Varig atrás de mim, a minha mãe e irmã no Aeroporto de Lisboa

Algures em 1979/1980 fui pela primeira vez ao Aeroporto de Lisboa, na ocasião esperar alguns familiares que vinham do Brasil. Desse macilento dia de chuva guardado na minha memória, tenho também prova física na forma da foto acima apresentada. Tirada da antiga varanda com vista privilegiada para a placa de estacionamento dos aviões, pode ver-se em fundo um Boeing 707 da (finada) Varig.
A curiosidade levou-me a investigar o que teria sucedido ao PP-VJY, candidamente registado nos cristais de halogeneto de prata da película Kodak na Pentax do meu pai.
Qual não é o meu espanto, quando descubro que o dito avião não só ainda voa, como foi transformado na versão KC-137 (reabastecedor) e é um dos dois ao serviço da Força Aérea Brasileira.

KC-137 descola em Canoas, Porto Alegre - Brasil

Do que consegui saber ainda sobre a aeronave s/n 19840/679, saíu da fábrica como um modelo 707-345C para efetuar o primeiro voo a 16 de fevereiro de 1968, serviu na transportadora Seaboard World com a matrícula N7321S e foi posteriormente adquirido pela Varig onde utilizou a referida matrícula PP-VJY. Desse período, durante o qual viajou inúmeras vezes para a Europa e África, existem alguns registos (além da cândida foto do meu pai). Na base de dados do site Airliners por exemplo, descobri a magnífica foto de uma rapada no aeroporto do Rio de Janeiro em 23 de outubro de 1976, por ocasião da celebração do aniversário de Santos Dumont, o famoso pioneiro da aviação de nacionalidade brasileira.

Rapada no Rio de Janeiro em 1976

Mais tarde seria transformado na versão tanque KC-137 e entraria ao serviço da Força Aérea Brasileira em 1986 com a  matrícula 2401 (que é curiosamente também a matrícula do primeiro Cessna T-37C da Força Aérea Portuguesa e de um Airbus A330 MRTT da Real Força Aérea Saudita), tendo sido entretanto registado algumas vezes na Europa, em serviço de transporte de VIPs ou militares. Um desses registo pertence ao nosso conhecido Luís Gonçalves aquando de uma passagem do FAB 2401 pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto em 1998.

No Porto em outubro de 1998 fotografado por Luís Gonçalves

Em Zurique - Suiça a 28 de janeiro de 2003

A Força Aérea Brasileira tem planos para a substituição das duas unidades do tipo ao seu serviço,  mas até ao momento não foi ainda anunciado oficialmente o substituto.

Nas funções de reabastecedor aéreo com um F-5 também da FAB                       Foto: FAB

2 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Brutal! Fantástico registo!

Paulo Mata disse...

É verdade meu caro, as histórias que se cruzam num avião!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>