quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

MISSÕES DE SALVAMENTO 13/12/2011 (M567 - 41PM/2011)



A Força Aérea efectuou, no dia 13 de Dezembro, duas evacuações médicas de longa distância, empenhando o helicóptero EH-101 da Esquadra 751 e o C-295M da Esquadra 502, que percorreram mais de 2000 quilómetros em 15 horas de voo para salvar duas vidas.
A primeira, que decorreu durante a noite e terminou de madrugada, consistiu no resgate de um tripulante, com 31 anos de idade e de nacionalidade alemã, com diagnóstico de apendicite, que se encontrava a bordo do navio porta-contentores BONN EXPRESS, a cerca de 491 quilómetros a noroeste da cidade do Porto.
Devido à longa distância e aos ventos fortes, na ordem dos 75km/h, um helicóptero EH-101, descolou da Base Aérea Nº6 (BA6), Montijo, pelas 21H05, em direcção ao Porto para efectuar reabastecimento e seguir para a zona de operações em alto mar. Enquanto o EH-101 se aprontava para a operação de resgate, delicada e com fortes condicionantes a nível meteorológico, explorando as capacidades do helicóptero ao máximo, um C-295M descolou da BA6, para o encaminhar até à zona de operações e avaliar as condições do local para que o resgate se efectuasse rapidamente e com sucesso.
Sob condições adversas, com vagas de 4 a 5 metros, a operação de resgate em alto mar iniciou-se pelas 01H20. Após 15 minutos no local, o helicóptero regressou ao Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde aterrou pelas 03H05, transferindo depois o tripulante para uma ambulância do INEM que aguardava no local e o transportou para o Hospital de São João.
Ao início da tarde, uma segunda evacuação médica a navio, a cerca de 450 quilómetros a Sudeste da ilha Terceira, nos Açores, levou a Força Aérea a empenhar um helicóptero EH-101, em destacamento na Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes, que descolou pelas 13H10, para recuperar um tripulante, com 51 anos de idade e de nacionalidade romena, vítima de um traumatismo facial, a bordo do porta-contentores CMA CGM FORT SAINT LOUIS, de pavilhão francês e com 197 metros de comprimento.
No local, a intervenção da tripulação do helicóptero e do recuperador-salvador possibilitou a recolha rápida do tripulante, que se encontrava consciente e em situação estável. Assim permaneceu até ser transferido para uma ambulância, às 17H10, que aguardava o EH-101 na BA4, transportando depois o tripulante até ao Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Fonte: RPFA

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>