terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ILUSTRES VISITANTES NA BA5 (M464-5AL/2011)

A Base Aérea nº5, em Monte Real (BA5), sempre foi, como ainda é, uma das mais visitadas unidades aéreas militares nacionais.
A sua importância estratégica no quadro da defesa aérea nacional sempre foi primordial e mantém  ainda hoje esse estatuto, eventualmente reforçado, dada a sua "exclusividade" na operação dos F-16MLU, no que isso tem de relevante, sob todos os pontos de vista.
Mas frequentemente a base é demandada por diversas aeronaves, seja em escalas técnicas, seja em Squadron Exchange com as esquadras aí sediadas, ou exercícios multi-nacionais, sobretudo com esquadras EPAF que operam a plataforma F-16.
O Pássaro de Ferro apresenta mais algumas imagens "vintage", de aeronaves fotografadas na BA5, no final da década de oitenta/inicio dos anos 90, por Paulo Moreno e, no caso do F-104 e Tornado, por um ex-militar da base, identificado como "Leonel".





Algumas fotos de F-16A e F-16B holandeses da Esquadra 313, num Squadron Exchange com a Esquadra 304 - Magníficos, visível numa linha da frente mista, na placa da antiga 304, junto da actual entrada da base.
Numa das fotos, vê-se um F-16B ao lado de um seu "congénere" bilugar, um TA-7P.

 Um Fokker F-27 holandês, estacionado na Bravo, de apoio aos F-16 então presentes na BA5

Um par de F-104 italianos, estacionados na Alfa 1, equipados com dois depósitos suplementares, sob as asas,  para além dos habituais "tip's" na ponta das asas. Esta foto evidencia uma das alcunhas do velho e mítico F-104, o de "míssil tripulado".

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>