quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PRATT&WHITNEY F100-PW-220E: A ÚLTIMA CONVERSÃO (M436-41PM/2010)

Gen Luís Araújo durante o discurso da cerimónia

Com o programa Peace Atlantis II, de aquisição da segunda esquadra de F-16, a Força Aérea adquiriu 25 motores F100-PW-200C, provenientes de excedentes da USAF a custo zero. Apostando na capacidade e qualidade do trabalho interno, foi tomada a decisão  de transformar os motores na BA5 para o padrão 220E (comum aos F-16 OCU da primeira esquadra e a utilizar também na versão F-16 MLU), tornando-se na única unidade no mundo a efectuar esta transformações ao nível de uma base operacional.

A comemoração do fim destes trabalhos, com a conclusão do 25º motor, teve lugar no dia 9 de Novembro de 2010 numa cerimónia na qual estiveram presentes, entre outros, o CEMFA Gen Luís Araújo, Comandante Aéreo TGen Tareco, Comandante da BA5 Cor Craveiro, representantes do fabricante Pratt&Whitney, responsável pela gestão TCor Salvada, responsável pela execução SCH Filipe, entre outros oficiais, sargentos e praças.
As modificações, efectuadas em quatro (Fan, Core, LPT e Augmentor) dos cinco módulos do motor, introduziram um novo controlo global computorizado, novos controlos de combustível e novos componentes que aumentam a sua fiabilidade e durabilidade. 


Módulos que compõem o motor  P&W F100

SCH Filipe e TC Salvada, responsáveis respectivamente pela execução e gestão dos trabalhos

A opção por dotar a BA5 das capacidades físicas e de know how necessárias para efectuar as modificações nos motores, tomada há cerca de dez anos atrás, permitiu poupar cerca de 6M€ apenas em mão de obra, comparando com a alternativa de alienar os trabalhos. A utilização dessa capacidade instalada, permitirá ainda economizar adicionais 14M€ em manutenção durante a próxima década, na totalidade da frota F-16.

Os Pratt&Whitney continuarão, por isso, em boas mãos e a rugir bem alto pelos céus nos anos vindouros, onde quer que esteja um F-16 da Cruz de Cristo.


Um dos F100-PW-220E modificados em todo o seu esplendor

O fim dos trabalhos de modificações de motores, marca simultaneamente o fim de um dos componentes do programa MLU (Mid Life Upgrade), que será alvo de reportagem na revista Sirius de Janeiro de 2011.

O último motor modificado s/n 703458

2 Comentários:

Anónimo disse...

Excelente como sempre!
5513

Paulo Mata disse...

Obrigado Rui
Um abraço

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>