quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

AS COISAS QUE SE DIZEM E UMA PONTE AÉREA (M337-2AL/2010)

Aproximação à Pista 23 de um Airbus 320, condicionada pelo forte vento. (c) Rui Sousa

A história da aviação também se faz de "(a)normalidades" como a que aconteceu no passado fim de semana entre a Madeira e Lisboa/Continente.
Durante as últimas semanas, o arquipélago tem sido fustigado por ventos fortes e situações de reduzida visibilidade, fortemente inibidoras das operações aéreas.
Entre voos atrasados e suspensos, a corrente noticiosa fez-se dos transtornos, das entrevistas banais e seleccionadas no aeroporto, nas falhas de comunicação entre as empresas de transporte aéreo e os seus passageiros/clientes, das indemnizações, do regresso aos hotéis, enfim.
Raramente se explicou aos incautos espectadores que sob determinadas condições atmosféricas e técnicas, as operações aéreas podem e devem sofrer constrangimentos, cuja orientação se firma na segurança de pessoas e bens. Mas por vezes, fica a pairar a ideia que é má vontade das companhias ou é o tempo metereológico, esse bandido sem escrúpulos, que se intromete na vida, na pressa e desígnios humanos.
Contudo, no passado fim de semana, estabeleceu-se uma verdadeira "ponte aérea" entre a Madeira e o continente português e outros aeroportos europeus, cujos cidadãos estiveram nas festas de fim de ano.

Aterragem um pouco "atravessada" devido aos ventos, na Pista 05 - (c) Rui Sousa

Foi uma situação anómala, que permitiu que no espaço de poucas horas, largas dezenas de voos ocorressem em condições de segurança e levassem pessoas e bens aos seus destinos, inscrevendo a tal normalidade na vida dos apressados humanos.
Não vi, porém, nenhuma espécie de destaque, sensacional ou normal, dado pelas televisões a esse facto que, ao contrário, buscaram apenas sangue, circo e escândalo, na medida dos seus interesses.
Os aviões e aquilo que eles hoje nos permitem, merecem mais respeito e seriedade na análise e tratamento.
O Pássaro de Ferro cá está para contribuir para essa percepção real e honesta das coisas ligadas ao complexo e fascinante mundo da aviação, seja ela militar ou civil, como é o caso.

Notam: Agradecimento especial ao Rui Sousa, pelas informações e pelas fotos que forneceu relativamente ao movimento no Aeroporto da Madeira no passado fim de semana!

1 Comentários:

Aviação World disse...

cara legal o blog, está relacionado ao meu, que tal uma parceria?
http://aviacao-world.blogspot.com/
dá uma olhada ae e reponda, flw

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>