domingo, 11 de outubro de 2009

O 8 DE OUTUBRO E O A-7P 5523

Descolagem do 5523 - Foto: (c) B. Thouannel

O gosto pelos aviões contempla vários "simbolismos", ligados a datas, a determinado evento, a um avião em particular, etc.
Cabe-nos a nós, apaixonados pela causa do ar, fazer a triagem desses momentos e partilhá-los, neste caso, com quem nos lê e vê.
Rezam as crónicas da história do A-7P em Portugal e da Esquadra 304 - Magníficos, que a 8 de Outubro de 1984 - dia da esquadra, chegou o primeiro dos seus A-7P, no caso o s/n 5523. Há um quarto de século... A esquadra havia sido reactivada dias antes, a 4 de Outubro, no dia de aniversário da BA5.
Este avião viria a ser um símbolo da esquadra, (chegou a ostentar a simbologia da 304, como se vê pelas fotos) por ter sido o primeiro, como já se aludiu, a ser operado pelos Magníficos.

5523 em Inglaterra - Foto: Tiger by the Tail Collection

Infelizmente, viria a ser perdido em acidente na BA6, em 29 de Abril de 1992. O 5523 voou apenas 527 horas em Portugal (trazia 3884 voadas ao serviço dos EUA).
Lembro-me que este avião, talvez pelas poucas horas que voou, não foi muito fotografado. Uma das fotos mais impressivas que dele guardo, foi obtida em Inglaterra, debaixo do tradicional céu cinzento britânico e devidamente envolto no clima de "guerra fria" que então se respirava. Vi essa foto, pela primeira vez, no livro dos "Aviões da Cruz Cristo" e recordo como essa simples foto suscitou em mim uma reacção tão feérica, que ainda hoje recordo com pormenor milimétrico.

Nota: As fotos que se apresentam, foram gentilmente cedidas por esse grande cultor do A-7P, o Francisco Brito Alves, a quem o Pássaro de Ferro agradece, uma vez mais, penhorado!


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>