terça-feira, 17 de março de 2009

A PROBLEMÁTICA DO VIPER


Lockheed Martin F-16 "Viper"


Battlestar Galactica "Viper"


Vipera Latasti "Viper"

A propósito de um tópico no fórum 9G’s, em que um forista a certa altura estava baralhado por não saber que avião era o “Viper” de que tanto se falava, lembrou-me a minha própria explicação para esse cognome apócrifo que o F-16 foi adquirindo ao longo dos anos, e que curiosamente foi corroborada por um dos moderadores do fórum (agora também nosso asa aqui no Pássaro) que tratou de aclarar o imbróglio.

Lembro-me que quando me comecei a inteirar da nomenclatura atribuída aos mais conhecidos aviões militares, o facto do F-16 se chamar “Fighting Falcon” me caiu mal.
Fighting Falcon, por melhor intenção que tenha tido quem o baptizou, não assenta lá muito bem.
Qualquer avião de combate que se preze tem nomes como Hornet, Spitfire, Hellcat, Sabre, não um “Fighting Falcon” que por melhor intencionado que seja “falcão lutador”, parece o nome de um avião de bem, para não dizer que chega a roçar o abichanado.

Ora o F-16 como toda a gente sabe não é um avião de bem, e muito menos é abichanado. É uma máquina venenosa e como tal o cognome “Viper” assenta-lhe como uma luva.

Outra explicação para esse nome não oficial do F-16 pode ser o paralelismo com os caças da série “Battlestar Galactica”, série de culto do início dos anos 80, quando o F-16 começou a granjear a sua fama. E para mim de facto essa sempre foi a explicação em que mais gostei de acreditar.

Basta dizer que havia problemas lá em casa se à hora da Galactica a televisão estava no canal errado. É que apesar de na altura só haver dois canais, ter duas televisões em casa ainda era um luxo que poucos tinham.


2 Comentários:

Anónimo disse...

De facto, a teoria da Galactica parece ser a mais aceite, e a mim também me parece a mais interessante.
Mesmo em relação ao nome oficial, é muito mais comum ouvir-se falar de Falcon do que de Fighting Falcon (e muito mais comum ler-se Viper do que qualquer um destes!). Parece que Fighting Falcon foi um daqueles nomes que nunca pegou muito, mesmo, não obstante a popularidade, entre os aficionados e curiosos, da aeronave em si; e os jornalistas normalmente só falam de F-16, enquanto que não é incomum ouvi-los falar de Hornets ou de "Bears" (não em Portugal, claro), por exemplo.
Por mim, um dos grandes caças de sempre, não obstante!

Rio Turvo disse...

Viper caça falta no brasil. No Brasil temos somente pessoas rasteiras que não conseguem ver o perigo a rondar estas paragens. Defesa é assunto praticamente fora da politica. Para os politicos defesa não existe pois esta a cargo dos militares e no Brasil militar ainda não e visto como um ser nacional mas como um de fora do mundo.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>