domingo, 18 de janeiro de 2009

SEMPRE O FIAT G-91











Deixo-vos algumas imagens que recuperei de uma revista mítica no domínio da aviação militar, infelizmente já desaparecida.
Tratava-se da "Air Action", que no seu número de Julho-Agosto de 1993, fez uma notável reportagem (escrita e fotográfica) intitulada "Adeus Gina", justamente sobre o decano dos Fiat G-91 na FAP, pela mão de Jean-Michel Guhl e também com magníficas fotos do mui conhecido e grande fotógrafo de aviação, Amável Vicente.
O G-91 foi um avião muito importante na história da Força Aérea Portuguesa e na aviação militar em Portugal, já por diversas vezes abordado aqui no Pássaro de Ferro! A sua participação no conflito ultramarino foi importante e deixou uma marca indelével no imaginário e na memória de muitos militares e civis.



Dedicado ao meu amigo Charlie "G-91" Golf

8 Comentários:

carlosschmidt disse...

É sempre com enorme orgulho que vejo, revejo, leio e aprecio tudo quanto se escreve sobre o Fiat G91. É uma aeronave que merece o carinho de todos e nos enche a alma por todos os desempenhos a que foi chamado.
Obrigado pela partilha

Carlos Schmidt

Anónimo disse...

Lembro-me que havia um G.91, já desactivado, no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Sempre que lá ia, quando era cachopo, corria que nem um desalmado até ao final do parque, só para observar o avião. Na época não sabia que modelo era, ou quais os feitos cumpridos no Ultramar, mas fiquei fascinado pela sua beleza rude. Foi uma das coisas que me levou a apaixonar-me pela aviação...
Grandes imagens. Obrigado por as postares.

Anónimo disse...

Obrigado por mais estas lindas imagens do saudoso Fiat, António Luís, e por me dedicares este post no teu fantástico blog do qual sou leitor assíduo (quem sabe um dia interveniente também). Fico muito honrado, muito obrigado.


Saudações Aeronáuticas,
Carlos Jorge "Charlie Golf" Gomes

Anónimo disse...

Parabéns pelas belas fotografias do FIAT G-91, "O Último Guerreiro". As duas aeronaves a rolar na placa fizeram-me voltar à linha da frente e quase que ouvi de novo o barulho daqueles motores.
Saudações Aeronáuticas,

João Carlos Silva

Anónimo disse...

É sempre bom recordar o "fogareiro"
Fui para a FAP com 17 anos e fui Especialista em Instrumentos no Fiat.
A imagem que guardo do G91 é de
muita saudade e bons momentos a
repará-lo (Lajes e Montijo)

Vitor Neves (Meliav)

Anónimo disse...

Caríssimos Camaradas da FAP:
Solicito o favor me informarem, qual o sítio da NET, ou entidade com informação fidedigna,sobre missão em combate, de uma parelha de Fitas G-91, em Novembro 74 no Massabi (Cabinda/Angola).
Um Alfa Bravo
Correia da Silva
Fur.Mil. 2ª./ Bat.Caç.4913

Correia da Silva disse...

Desculpem. Queria dizer...
parelha de ....Fiats.

Correia da Silva disse...

Desculpem. Quero dizer...
...parelha de Fiats.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>