![]() |
| KC-390 da Esquadra 506 da Força Aérea Portuguesa |
As Forças Armadas Austríacas (Bundesheer) iniciaram o processo de renovação da sua frota de transporte aéreo, desativando o primeiro dos seus antigos C-130 Hercules. Para garantir a capacidade integral de transporte aéreo durante o período de transição, a Áustria assegurou entretanto uma cooperação estratégica com Portugal, que envolve o empréstimo de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, que serão essenciais até que o Bundesheer receba os primeiros C-390 Millennium, o que está previsto para 2028.
A Ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, justificou a desativação do primeiro C-130 por razões de custo operacional, afirmando que "estender a vida útil da aeronave custaria significativamente mais do que a variante de empréstimo com Portugal, para o período até a chegada do primeiro C-390 Embraer, em 2028." Os dois C-130 restantes da frota austríaca devem permanecer em serviço até 2030, quando a renovação da frota de transporte estará previsivelmente concluída.
![]() |
| C-130H Hercules da Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa |
A parceria com Portugal assume a forma de uma variante de empréstimo, que abrange tanto a frota C-130H Hercules (recentemente atualizada na OGMA) como o moderno KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, recentemente entrado em serviço operacional. Segundo Daniel Kosak, Assessor Especial para Estratégia da Ministra da Defesa, a Áustria poderá acionar aeronaves de qualquer dos modelos, conforme a necessidade, até receber as suas próprias aeronaves C-390.
Es wird eine Leihvariante für Hercules C-130 und Embraer C-390 mit Portugal geben. Aus den Beständen der portugiesischen Streitkräfte können Maschinen dieses Typs bei Bedarf abgerufen werden, bis Österreich die eigenen Embraer C-390 geliefert bekommt.
— Daniel Kosak (@Kosak_Daniel) November 21, 2025
Além do empréstimo de aeronaves, a cooperação entre os dois países envolve também a formação de tripulações austríacas. Segundo o Gen. Vodosek, Chefe de Sistemas de Armas do Bundesheer, os pilotos austríacos realizarão qualificação nos C-130 portugueses. No que diz respeito ao C-390M, apesar do treino inicial ocorrer no Brasil, "alguns pilotos já estão a ser treinados no C-390M em Portugal". As tripulações mistas luso-austríacas também serão possíveis e destacadas como um "caso exemplar de cooperação internacional".
Outro exemplo recente da cooperação entre os dois países, estende-se às asas rotativas, com o treino de tripulações dos helicópteros Black Hawk da Esquadra 551 - Panteras da FAP, com a sua congénere na Áustria.
2 Portuguese AF 🇵🇹 @sikorsky #UH60 #BlackHawks have been training in Langenlebarn, Austria 🇦🇹 with local S-70A-42s. The joint disaster relief training continues this week in Lower Austria and next week in the Seetal Alps at higher altitudes
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) October 22, 2025
📷 Bundesheer pic.twitter.com/M6dOcFo1nT
A substituição permanente dos C-130 por C-390 na Áustria foi iniciada em 2021, com o contrato assinado em 2024 em conjunto com os Países Baixos, no âmbito de um acordo Governo a Governo. A Áustria receberá um total de quatro C-390 até 2030, com a entrega das duas primeiras aeronaves em 2028.


09:44
Paulo Mata


Posted in:
1 Comentários:
Qual será a contrapartida?
Enviar um comentário