Terminou no dia 31 de outubro, o Curso – Programa Europeu de Transporte Aéreo Tático (ETAP-C) 2025, que decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, reunindo aeronaves e tripulações de várias forças aéreas europeias num exercício que reforçou a interoperabilidade e a cooperação no domínio do transporte aéreo tático.
Organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), o ETAP-C é a quarta edição a decorrer em 2025. Esta vertente do exercício, a de Curso, teve como objetivo fornecer às tripulações participantes um programa abrangente de táticas de transporte aéreo, destinado a aprimorar o conhecimento tático, ampliar a capacidade de atuação em cenários complexos e aumentar a sobrevivência em ambiente operacional hostil.
Durante duas semanas de atividade aérea e de planeamento conjunto, foram realizadas missões de largada de carga e paraquedistas, apoio às forças no terreno, operações especiais e transportes médicos, recriando cenários próximos dos que as tripulações enfrentam em teatros de operações reais.
C-130 - Itália
C-130 - Polónia
A-400 - Alemanha
A-400 - Bélgica
As imagens desta edição referem-se a operações aéreas efetuadas em Tancos, com diversas aeronaves dos países participantes.
Texto: Força Aérea Portuguesa e Pássaro de Ferro
Fotografia: Nuno Freitas


11:01
António Luís
0 Comentários:
Enviar um comentário