sexta-feira, 18 de julho de 2025

FORÇA AÉREA INICIA ESTUDOS PARA LOCALIZAÇÃO DO NOVO CAMPO DE TIRO

Porta de Armas do atual Campo de Tiro da Força Aérea

A localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro dito de Alcochete, (mas na verdade situado no concelho de Benavente), foi formalmente decidida pelo Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2024, com base nas recomendações da Comissão Técnica Independente. Esta área, atualmente utilizada pelas Forças Armadas para operações militares e testes da indústria de defesa, é considerada estratégica para a soberania nacional.

O Campo de Tiro da Força Aérea acolhe exercícios com armamento real, operações conjuntas da Força Aérea, Marinha e Exército, e atividades que exigem amplas zonas de segurança e espaço aéreo reservado. A sua desativação impõe por isso a definição antecipada de uma nova localização, que garanta a continuidade operacional destas operações militares.

A construção do NAL e a relocalização do campo de tiro exigirão ainda uma reorganização do espaço aéreo nacional, de modo a compatibilizar as operações civis e militares. Para tal, será necessária uma coordenação estreita entre a Força Aérea, NAV Portugal e a Autoridade Aeronáutica Nacional.

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 111/2025 datada de 10 de julho e ontem publicada em Diário da República, determina no seu ponto nº 1 que "a Força Aérea elabore os estudos necessários relativos à localização escolhida, às infraestruturas, equipamentos e demais requisitos essenciais para a instalação e operação do novo campo de tiro, devendo os mesmos ser apresentados ao Governo, através do membro do Governo responsável pela área da defesa nacional, até 31 de dezembro de 2025". 

O referido diploma estabelece igualmente o primeiro semestre de 2026 para "um projeto integrado para a reorganização do espaço aéreo nacional, que concilie a utilização civil e a militar do Novo Aeroporto de Lisboa e que considere a futura localização do campo de tiro", por parte de Autoridade Aeronáutica Nacional, Autoridade Nacional da Aviação Civil, Força Aérea e a Navegação Aérea de Portugal.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>