quarta-feira, 24 de maio de 2023

PORTUGAL DISPONÍVEL PARA TREINAR PILOTOS UCRANIANOS EM F-16 - atualizado 25/05/2023 [M2411 - 43/2023]

Versão bilugar do F-16 para instrução

Helena Carreiras esteve presente na reunião de ministros da Defesa da União Europeia, ontem 23 de Maio de 2023, em Bruxelas. 

Na sequência da reunião com os seus congéneres, em que esteve também presente o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, o Ministério da Defesa Nacional actualizou os apoios com que o país se compromete para o esforço de guerra na Ucrânia, entre os quais se destaca a "Disponibilidade para treinar pilotos de F-16".

Jens Stoltenberg e Helena Carreiras na reunião em Bruxelas     Foto: MDN
Lembramos que no decorrer da última semana, na cimeira G7, o presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que irá suportar o esforço conjunto para o treino de pilotos ucranianos, bem como autorizar o fornecimento de caças avançados, "incluindo F-16". 

Antes ainda, os primeiros-ministros britânico e neerlandês, haviam anunciado a intenção de criar uma "coligação internacional" para o fornecimento de F-16 à Ucrânia, sendo as frotas dos países que estão em fase avançada de substituição do Fighting Falcon pelo F-35, insistentemente faladas como as mais sérias candidatas a envergar as cores ucranianas.

Tal não é contudo o caso da frota da Força Aérea Portuguesa, segundo palavras do primeiro-ministro António Costa em Fevereiro passado, uma vez que os F-16 lusos ainda não têm substituto programado. Além disso, tendo Portugal alienado já 17 F-16, entregues à Roménia entre 2016 e 2021, deixa pouca margem de manobra para nova redução da frota. 

Na lista de equipamento e material aéreo, que constituem o apoio militar português à Ucrânia, actualizada pelo Ministério da Defesa a 3 de Maio, constam para já seis Sistemas Aéreos Não Tripulados, fornecidos no segundo trimestre de 2022, e os seis helicópteros pesados multipropósito Kamov Ka-32A11BC ex-Protecção Civil, ainda por entregar.

Actualização 25/05/2023

Já no decorrer do dia 25 de Maio, o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, agradeceu através da rede social Twitter, a disponibilidade dos países da coligação para o treino de pilotos ucranianos em F-16, incluindo Portugal:

Resta agora saber em que moldes irá decorrer este treino.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>