quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

PORTUGAL SEM DISPONIBILIDADE PARA FORNECER F-16 À UCRÂNIA [M2376 - 08/2023]

Caças F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa

Portugal não tem disponibilidade para poder fornecer caças F-16 á Ucrânia. A afirmação é do primeiro-ministro António Costa, à chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, para uma reunião de líderes da União Europeia na manhã de hoje, onde estaria presente também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Não é uma questão de 'linha vermelha'. No nosso caso nós temos um programa de empenho dos nossos caças F-16 em vários programas da NATO. Vamos agora estar numa missão de polícia aérea nos próximos meses na Lituânia. Temos, por outro lado, um acordo de cooperação com a Roménia relativamente aos caças F-16. Portanto aí é uma área onde não temos disponibilidade, visto que os meios que temos estão todos alocados a missões que não podemos prescindir” disse aos jornalistas.

Zelensky tem reiterado os pedidos para o fornecimento de armas à Ucrânia, incluindo aviões de caça, que permitam fazer frente ao invasor russo. É neste contexto que o F-16 tem sido ventilado como uma das principais, senão a principal, possibilidade, devido a vários factores como sejam o número de células existentes (é o caça mais numeroso da actualidade), a existência de cadeia logística para o fornecimento de peças em quantidade e celeridade, e a facilidade de formação de pilotos e mecânicos, além de ser também o preferido dos próprios pilotos ucranianos.

Países Baixos e Polónia, também utilizadores de F-16, já demonstraram disponibilidade para discutir o assunto. Segundo afirmou António Costa, Portugal não tem a mesma facilidade.

Costa confirmou contudo, o envio de três tanques Leopard para a Ucrânia durante o mês de Março. Não é conhecido ainda assim, como está o processo de envio de helicópteros Kamov Ka-32 utilizados no combate a incêndios, mas imobilizados desde 2018, que o executivo português prometeu enviar à Ucrânia no passado mês de Outubro de 2022, mas que não se concretizou até ao momento.

A Força Aérea Portuguesa possui presentemente uma frota de 25 caças F-16 MLU, tendo já alienado 17 à Roménia, através do programa a que se referia António Costa.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>