domingo, 21 de maio de 2023

ESQUADRA 506 - RINOCERONTES ACTIVADA PARA VOAR O KC-390 NA FAP [M2409 - 41/2023]

O KC-390 Millennium que brevemente irá equipar a Esquadra 506        Imagem de arquivo
A Força Aérea Portuguesa tem uma nova esquadra de voo: a Esquadra 506, batizada com o cognome "Rinocerontes", informou o ramo aéreo das Forças Armadas no seu sítio de internet, ontem 20 de Maio de 2023.

A cerimónia de ativação da esquadra decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, no mesmo dia,
num evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves. 

Individualidades presentes em frente ao edifício da nova Esquadra 506    Foto: FAP
Na presença da estrutura superior da Força Aérea foi nomeado comandante da Esquadra 506 - "Rinocerontes" o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.

Dirigindo-se aos militares que agora compõem a Esquadra 506, o CEMFA falou com emoção de um "sonho que se concretizou", representando a Esquadra 506 um símbolo de modernidade, começo, de uma Força Aérea do futuro. A criação desta Esquadra "está assente em três pilares: sistemas e infraestruturas de última geração, pessoas altamente qualificadas e uma Força Aérea evoluída e na linha da frente", que formam um triângulo que no vértice terá "o cumprimento da missão". Na conclusão das palavras, o CEMFA convidou "a apertar os cintos neste voo rumo à modernidade, ao futuro, à nova tecnologia".

O Major Miguel Pousa, primeiro Comandante da Esquadra 506 durante o discurso    Foto: FAP

Já investido como Comandante de Esquadra, o Major Miguel Pousa destacou os desafios que se aguardam aos "Rinocerontes", "pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sobre o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que se nos vão ser atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, por forma a elevarmos o KC-390 e a Esquadra 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo", concluiu. 

Emblema e lema da nova Esquadra 506

A cerimónia contou ainda com a entrega da Nossa Senhora do Ar e da flâmula. Após uma visita às instalações da nova esquadra, o CEMFA assinou o livro de honra da Esquadra 506.

Sob o lema "só pode o que impossível parecia", a Esquadra 506 agora formalizada será equipada brevemente com o avião KC-390, tendo como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.



5 Comentários:

Carlos Dionísio disse...

Muita sorte para a novel Esquadra 506!
Um forte agradecimento por mais este artigo ao Paulo Mata.

Anónimo disse...

Para um leigo como eu acho muito interessante a criação de mais uma esquadra. Nunca pensei nessa possibilidade, necessidade, etc., além do existente. Que não falte motivação para semear o caos levando "tudo à frente". Já houve baixas entre o inimigo. Ousaram desafiar o espírito "destes selvagens".

Anónimo disse...

O que vai acontecer à ESQ 501?

Paulo Mata disse...

@Carlos Dionísio, foi um prazer conhecer pessoalmente no Dia da Marinha no Porto. Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá Paulo! Igualmente deste lado. Cumprimentos mto cordiais.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>