segunda-feira, 6 de março de 2023

C295M DA FAP NO CURSO ETAP-C EM ESPANHA [M2385 - 17/2023]

C295M da FAP

A Esquadra 502 - "Elefantes" da Força Aérea Portuguesa (FAP) encontra-se a participar com uma aeronave C295M, no curso ETAP-C, organizado pelo Centro Europeu de Transporte Aéreo Tático (ETAC), na Base Aérea de Saragoça, Espanha, entre 26 de Fevereiro e 10 de Março.

No curso 23-1 participam sete aeronaves de transporte: 1 A400M da Alemanha, 1 CN235 de França, 1 C295M de Portugal, 1 C-27 da Roménia, 1 C-27 de Itália e 1 A400M da Ala 31 e 1 C295 da Ala 35 do Ejército del Aire espanhol, para um total de cerca de 120 elementos, entre tripulantes, mecânicos, instrutores e pessoal de apoio, planeamento e coordenação, além de pessoal do European Air Transport Command (EATC).

A400M alemão

CN235 francês

Segundo refere o ETAC, "o curso ETAP-C oferece um programa de treino completo e ambicioso, que inclui cerca de 20 horas de conteúdo teórico online, antes do início do curso e conteúdo académico prático, que compreende nove missões de voo ao longo de duas semanas, durante o qual são cumpridas as missões previstas no syllabus do curso, cuja complexidade aumenta gradualmente". 

Estão contempladas missões diurnas e nocturnas, planeamento avançado de missões intra-teatro, voos tácticos com presença de ameaças superfície-ar e ar-ar, lançamentos de para-quedistas (pessoal e carga), manobras táticas de aproximação e aterragem, assalto com extrações e infiltrações de pessoal e descargas de combate. 

C295M espanhol
C-27 italiano

Os voos a baixa altitude serão realizados na extensa área reservada, que ocupa parte das províncias de Saragoça, Teruel e Navarra, sendo as principais operações realizadas no Aeródromo Militar de Ablitas (Navarra), no Campo de Tiro Las Bardenas Reales (Navarra ) e no Campo de Manobras de San Gregorio (Saragoça). Da mesma forma, estão programadas missões nas proximidades de Caudé (Teruel) e no Aeroporto de Teruel.

O ETAP-C vem sendo realizado de forma regular desde a criação da ETAC em Saragoça em 2017, como centro multinacional responsável pela gestão do programa ETAP, para melhorar a formação e as capacidades militares dos países europeus neste domínio. O curso termina com uma cerimónia internacional de graduação da tripulações.

A400M alemão

C295M espanhol

Além do ETAP-C (direccionado a instrução táctica), o ETAC realiza os cursos ETAP-I (para pilotos instrutores), ETAP-S (simpósio para troca de experiências) e o ETAP-T (exercício de treino anual adaptado às necessidades das tripulações de aeronaves de transporte europeias, também aberto à participação de países não integrantes da ETAC). 

Entre 2 e 14 de Julho de 2023, Portugal irá acolher o curso ETAP-T (anteriormente EATT) pela quinta vez, a realizar na Base Aérea nº11 em Beja. 






3 Comentários:

Anónimo disse...

É despachá-los rápidamente e substituí-los pelo Lus-222 e comprar uns 4/5 C-27. Que venham os ATR para complementarem os P-3.

Anónimo disse...

No "Flightradar24" há indicação de dois objectos voadores identificados como sendo aviões, na zona de Vila Real. Reparei que estão lá há cerca de uma semana, pelo menos. Não encontro leituras de sinais iguais noutros portais semelhantes. Será um erro?

Anónimo disse...

Já dei com a coisa. São antenas.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>