sábado, 25 de fevereiro de 2023

Coronel Oleksander Oksanchenko - In Memoriam [M2382 - 14/2023]


A 25 de Fevereiro de 2022 era abatido por um míssil terra-ar S-400 russo, o Coronel Oleksander Oksanchenko, perecendo ao tentar defender a soberania do seu país, nas difíceis primeiras horas da invasão russa à Ucrânia. 

Celebrizado em tempos de paz, pelas demonstrações de performance no seu Sukhoi Su-27P entre 2013 e 2018 um pouco por toda a Europa, receberia mesmo o prémio de melhor exibição no Royal International Air Tattoo em 2017.

Coronel Oleksander Oksanchenko no Su-27 da Força Aérea Ucraniana

Oleksander Oksanchenko estava reformado de atividade operacional desde 2018, prosseguindo a carreira na Força Aérea Ucraniana como instrutor. Voluntariou-se para regressar ao ativo, em consequência da invasão do país, acabando por encontrar o destino dos heróis que ousam voar demasiado perto do Sol.

Volodymyr Zelensky atribuiu-lhe oficialmente o título de Herói da Ucrânia, sendo condecorado a título póstumo com a Ordem da Estrela de Ouro.

Cumprido que está um ano sobre essa data, bem como sobre o início da guerra, publicamos hoje doze imagens - uma por cada mês desde que partiu - em jeito de homenagem e simbólica de todos quantos já deram a vida nesse conflito, ainda sem fim à vista.












1 Comentários:

Anónimo disse...

REspeito...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>