sexta-feira, 4 de novembro de 2022

UMA PINTURA PARA OS 80 ANOS DA ESQUADRA 349 BELGA [M2358- 74/2022]

O 349 Squadron da Royal Air Force foi fundado em 1942, como uma unidade belga na RAF.

Comandado pelo "Duque" Ivan du Monceau de Bergendal, participou em todas as ações significativas durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo os primeiros voos sobre as praias da Normandia no Dia D e a subsequente libertação da Europa Ocidental.

Juntamente com a sua unidade irmã de língua francesa (350 Squadron), o 349 Squadron ajudou a lançar as bases para a moderna Força Aérea Belga em 1946.

As duas unidades permaneceram na 1ª Ala de Caças em Beauvechain até 1996, onde desenvolveram as suas capacidades em todas as facetas de combate aéreo, incluindo os célebres voos estratosféricos do F-104 Starfighter. Em 1979, o 349 Sqd tornar-se-ia a primeira unidade operacional de F-16 na NATO.

Em 1996, o 349 Sqd mudou-se para a Base Aérea de Kleine-Brogel, onde evoluiu para uma esquadra multirole. A mesma base recebeu o nome do ilustre comandante do 349 Sqd, Conde "Duque" du Monceau de Bergendal.

O 349 Squadron participou de todas as operações aéreas belgas ao longo dos anos; realizou os primeiros voos sobre a Líbia em 2011 e foi a primeira Esquadra da NATO destacada em Siauliai, na Lituânia, em 2004, para dar início ao Policiamento Aéreo do Báltico, a partir daí.

A comemorar oito décadas sobre a sua fundação, foi pintada a cauda de um dos seus F-16 MLU onde se evoca o nobre passado e o futuro da unidade, com o F-35 já no horizonte.

Texto e fotos: Andrew Timmerman

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>