terça-feira, 22 de novembro de 2022

MOÇAMBIQUE ADQUIRE AVIÕES DE TRANSPORTE PARA AS FORÇAS ARMADAS [M2363- 79/2022]

CN265M das Forças Armadas de Defesa de Moçambique    Foto via @DefesaNoticias

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) adquiriram recentemente dois aviões de transporte, para ampliar a capacidade de prontidão no combate ao terrorismo, no norte do país.

A notícia foi veiculada nas redes sociais e comunicação social local durante a passada semana. Trata-se de um CN235M e um L-410, adquiridos através da empresa sul-africana Paramount, que tem já colaborado com as forças moçambicanas em ocasiões anteriores, e em diversos campos.

As aeronaves têm capacidade para 30 e 17 lugares respetivamente, e segundo o Comandante da Força Aérea, MGen. Cândido Tirano, destinam-se ao segmento de Operações Militares e transporte de cargas, com possibilidade de utilização também por forças especiais, nomeadamente tropas paraquedistas. Ambos os aviões têm capacidade STOL (descolagem e aterragem curta) e de operar em pistas não preparadas.

Let L-410 também adquirido à Paramount por Moçambique      Foto via @DefesaNoticias

A Paramount, que segundo o sítio internet Carta de Moçambique, facultou já às FADM veículos blindados Marauder e helicópteros Mi-8/17, Mi-24 e Gazelle, é também responsável pela manutenção dos aviões agora fornecidos e treino de tripulação. Segundo a mesma publicação digital, o CN235M pertenceu anteriormente às Forças de Defesa do Botswana e Força Aérea de Madagáscar, além de outros registos civis, antes de receber as cores moçambicanas.

Notícias não confirmadas dão conta de que o Paramount Group está também, ou esteve a operar uma aeronave de Informação, Vigilância e Reconhecimento não armada, Mwari, ao serviço de Moçambique, nas ações de contrainsurgência na província de Cabo Delgado. O Mwari é um avião destinado a conflitos de baixa intensidade, para reconhecimento e/ou ataque leve.









0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>