sexta-feira, 1 de abril de 2022

FORÇA AÉREA PORTUGUESA NO LANÇAMENTO DO AVIÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS DHC-515 [M2311 - 28/2022]

DHC-515 Firefighter      Imagem: De Havilland Canada
 A Força Aérea Portuguesa (FAP) esteve presente no lançamento do novo avião anfíbio de combate a incêndios DHC-515, a última versão do vulgarmente conhecido como "Canadair".

O lançamento foi organizado pelo fabricante De Havilland Canada, a 31 de março de 2022 e decorreu na Direção-Geral para a Proteção Civil Europeia e Operações de Ajuda Humanitária (DG-ECHO), da Comissão Europeia, em Bruxelas onde a FAP se fez representar pelo Comandante da Logística da Força Aérea, Major-General Paulo Mateus, em representação do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves. 

Segundo à esquerda o Gen. Paulo Mateus, na apresentação do DHC-515 em Bruxelas   Foto via FAP

Após uma extensa análise comercial e técnica, temos o prazer de anunciar que lançamos o programa De Havilland DHC-515 Firefighter, que envolverá a negociação de contratos com os nossos clientes europeus e preparar a produção ”, disse Brian Chafe, CEO da De Havilland Canada.

Os clientes europeus assinaram cartas de intenção de comprar para 22 aeronaves, que serão objecto de negociação governo a governo, através da agência contratante do governo do Canadá,  Canadian Commercial Corporation (CCC). 

A De Havilland Canada adquiriu o programa Canadair CL em 2016 e vem planeando um retorno à produção de aeronaves novas desde 2019.

Colocar o DHC-515 em produção é importante não apenas para a nossa empresa, mas para países à volta do mundo que dependem das nossas aeronaves para proteger a sua população e florestas ”, disse Chafe. A De Havilland Canada prevê as primeiras entregas do DHC-515 para meados da década de 2020.

Portugal pretende a aquisição de duas aeronaves anfíbias de combate a incêndios, com recurso a fundos europeus, de acordo com o plano de dotação de meios aéreos para o Estado, definido pela resolução do Conselho de Ministros n.° 27/2021.

Calendário de entrega de meios aéreos de combate a incêndios

Segundo este plano, a entrega dos dois anfíbios espera-se para 2026, contemplando um investimento total de cerca de 63M EUR.

Além de Portugal, no evento estiveram representantes de Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>