segunda-feira, 7 de março de 2022

KC-390 NO REPATRIAMENTO DE BRASILEIROS NA UCRÂNIA [M2300 - 17/2022]

Embraer KC-390 Millennium               Imagem de arquivo

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá enviar uma aeronave KC-390 Millennium a Varsóvia, na Polónia, para resgatar cidadãos brasileiros que deixaram a Ucrânia, na sequência da invasão russa àquele país, a decorrer desde 24 de Fevereiro de 2022. O voo de ida levará também 11,6 ton de ajuda humanitária, composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos, provenientes de doações.

A preparação da operação começou já na passada semana, por determinação da Presidência da República Brasileira, sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

O KC-390 da Operação Repatriação à partida em Anápolis        Foto: FAB

Desde então, a carga humanitária foi acondicionada em paletes, e carregada num KC-390 no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, ontem 6 de Março, com destino à Base Aérea de Anápolis, onde chegou pelas 13h35 locais. Depois disso, a carga foi ainda movida para outro KC-390, que realizará a Operação Repatriação - como foi denominada - e que parte hoje 7 de Março, de Brasília, pelas 15h00 locais (18h00 GMT). O percurso será feito com escalas em Recife, Cabo Verde e Portugal, com chegada prevista a Varsóvia na quarta-feira, 9 de Março. O regresso ao Brasil com os cidadãos repatriados, está previsto para o dia seguinte.

Para o Chefe da Secção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus, que opera os KC-390 na FAB: "O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices. Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira", referiu.

A FAB opera o KC-390 desde Setembro de 2019, contando atualmente com cinco aeronaves operacionais, que desempenharam já importantes missões, principalmente no apoio ao combate à pandemia de Covid-19 no Brasil, mas também internacionais de ajuda ao Líbano em 2020, ou Haiti em 2021.

Portugal adquiriu cinco KC-390 Millennium, através de contrato assinado em 2019, com a primeira entrega prevista para o início de 2023. 



1 Comentários:

Messias Lopes. disse...

Meus parabens para todos que estão envolvidos nesta missão tão impotante.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>