quarta-feira, 2 de março de 2022

F-16 DA FAP - BALANÇO DE UM MÊS NA ISLÂNDIA [M2299 - 16/2022]

Quando se completa sensivelmente metade do período de destacamento de quatro F-16 das Esquadras 201 e 301 da Força Aérea Portuguesa na Islândia, e a rotação do pessoal, o Estado Maior General das Forças Armadas fez um balanço das atividades realizadas debaixo de "condições climatéricas extremas".

A Força Nacional Destacada encontra-se  a desempenhar a missão da NATO “Icelandic Air Policing”, na Base Aérea de Keflavík, continuando "a superar todos os desafios que, desde 1 de Fevereiro, tem encontrado na Islândia." segundo pode ler-se na publicação partilhada nas redes sociais pelo EMGFA.


A operar na Islândia em pleno Inverno, as condições meteorológicas adversas são "o maior desafio para este destacamento que, ainda assim, tem respondido com um nível de prontidão de excelência." 

O Destacamento tem maximizado a atividade aérea, com o objetivo de treinar procedimentos e manobras em condições meteorológicas adversas, tanto de dia como de noite, tendo realizado até ao momento 51 missões em 110 horas de voo.

A prontidão demonstrada, confirma assim a capacidade dos militares portugueses para cumprir missões de policiamento aéreo, em qualquer teatro de operações.

O Destacamento na Islândia tem uma duração prevista de aproximadamente dois meses, não estando claro até que ponto a situação de tensão com a Rússia poderá alterar o tempo inicialmente definido.

A Força Aérea Portuguesa tem além disso, seis F-16 atribuídos à Very high readiness Joint Task Force da NATO em 2022, podendo ser requisitados pela Aliança Atlântica, com um tempo de prontidão de sete dias.

Fotos: FAP/EMGFA



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>