domingo, 10 de outubro de 2021

XNTM21 - O OUTRO TIGER MEET DE 2021 [M2275 - 63/2021]

Tal com é sabido, o Tiger Meet 2021 (NTM21) realizou-se em Portugal, na Base Aérea nº11 em Beja, entre 2 e 14 de Maio. Um Tiger Meet que, pese embora toda a expectativa pelos anos que vinha a ser aguardado, acabou por ser "minado" pela pandemia de Covid-19, que em muito reduziu o número de participantes, tal como as actividades previstas para o evento, em condições normais. 

De recordar ainda, que o NTM21 era na verdade, para ser o NTM20, tendo sido adiado por um ano, indo por isso "cair" no ano do 60º aniversário da NATO Tigers Association. Dado estar já definida a Esquadra 31 da Componente Aérea Belga, como a organizadora do aniversário, foi tomada a decisão salomónica de realizar os dois eventos em 2021: em Portugal o NTM21 em Maio e na Bélgica em Setembro o Extra Tiger Meet 2021 ou XNTM21.


Sendo que a Esquadra 31 belga, membro fundador do NATO Tiger Association, comemorava também o seu 70º aniversário, criou-se uma vez mais a expectativa de que em Setembro, as condições sanitárias permitissem já um evento mais participado e de maiores dimensões. Um festival aérea de três dias, dois spotters days e um dia de base aberta estavam previstos.


Do ponto de vista do público, entre os dias 10 e 13 de Setembro concretizaram-se de facto as actividades públicas, embora sujeitos a múltiplos controlos de Covid e algumas medidas de limitação de concentração de pessoas. Nada que impedisse os presentes de desfrutar novamente de um evento aeronáutico de grandes dimensões e matar saudades dos tempos pré-pandemia.


O Festival Aéreo de Sanicole em Leopoldsburg, contou além do já habitual espectáculo nocturno na sexta-feira 10 de Setembro, com dois dias mais (sábado e domingo). Os spotter days realizaram-se em Kleine Brogel no sábado 11, com exposição estática e descolagens e aterragens das aeronaves participantes no  air show de Sanicole, e na segunda-feira 13 com as partidas das aeronaves. Na sexta-feira 10, a base de Kleine Brogel esteve também aberta para as comunidades locais.



Os participantes, malgrado a pandemia estar já mais controlada em setembro, continuaram contudo escassos. Marcaram presença ainda assim em Kleine Brogel, um total de 13 Esquadras "Tiger", com aeronaves F-16M e C; Rafale; EF-2000; Tornado; Mi-17 e 24; JAS39 Gripen. 

O exercício propriamente dito, previsto para durar uma semana, ficaria contudo reduzido à realização da tradicional "Olimpíada Tigre" e à preparação de futuras edições do NTM, quando se começa a desenhar no horizonte a integração de plataformas de 5ª geração.

Os Jaguares (Esquadra 301), membros portugueses da NATO Tiger Association, tiveram uma discreta participação no XNTM21, com dois F-16AM (15105 - pintura do NTM19 e 15104) em exibição estática em Kleine Brogel.


Não sendo ainda um evento como desejado, o XNTM21 proporcionou a oportunidade de captar imagens, como só os Tiger Meetings conseguem.

Vídeo: Voo em formação de algumas das aeronaves com pinturas especiais participantes

Em 2022, o NTM será realizado em Araxos, Grécia, entre 9 e 20 de Maio.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>