quarta-feira, 7 de julho de 2021

SU-30 ANGOLANOS NO CONGO [M2260 - 48/2021]

Screenshot da reportagem da TV Congolesa

Afloraram recentemente nas redes sociais, raras imagens de caças Su-30 da Força Aérea Nacional de Angola, em visita a Kinshasa, na República Democrática do Congo.

Apesar de apenas recentemente as imagens estarem a circular, a visita à capital da RDC dos caças que são a "coqueluche" da Arma Aérea Angolana, terá ocorrido já a 20 de Novembro de 2020.


Screenshot da reportagem da TV Congolesa

Segundo os média angolanos, a operação terá sido realizada na sequência da visita do presidente congolês Félix Tshisekedi, ao seu homólogo angolano João Lourenço, na qual terá ficado decidido estreitar laços de cooperação militar entre as duas nações vizinhas. Como consequência, passada menos de uma semana da visita presidencial, aeronaves angolanas participariam no Meeting Aérien realizado na capital congolesa.

Os vídeos que circularam nas redes sociais parecem ser um misto de imagens captadas por telemóvel dos tripulantes de um dos Su-30, e uma reportagem da televisão congolesa.


O número e modelos das aeronaves angolanas que terão sido deslocados para Kinshasa não são certos, dado que as informações veiculadas na comunicação social local são contraditórias. No vídeo do Twitter é possível confirmar dois Su-30 (apesar de algumas fontes referirem três), e um avião de transporte para apoio logístico Antonov An-72. É referida igualmente a presença de um ou dois helicópteros militares  angolanos em Kinshasa (não visíveis no vídeo), embora as versões divergissem entre AW109 ou AW139.

Através do vídeo do acontecimento, transmitido em directo no Youtube, é possível esclarecer que se tratou realmente de uma parelha de Su-30, enquanto em vídeos particulares parece ver-se um AW139.

Segundo analistas políticos locais, a acção tem por objectivo demonstrar o apoio de Luanda ao Governo de Félix Tshisekedi, que continua ensobrado pelo anterior regime de Joseph Kabila.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>