terça-feira, 27 de julho de 2021

MARINHA PORTUGUESA ACEITA PRIMEIRO LYNX MK.95A MODERNIZADO [M2263 - 51/2021]

Equipa que realizou o voo final de aprontamento do primeiro Lynx Mk95A        Foto: Marinha Portuguesa

A Leonardo divulgou hoje em nota de imprensa, a aceitação pela Marinha Portuguesa do primeiro helicóptero Lynx Mk.95A após trabalhos de modernização.

A aceitação foi realizada na base Aérea nº6 no Montijo, a casa da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.

A modernização foi realizada pela Leonardo em Yeovil, Reino Unido, incluindo a instalação de novos motores LHTEC CTS800-4N, um novo guincho, glass cockpit com ecrãs multifunções, processador tático e aviónicos baseados no novo modelo AW159.

O primeiro voo do primeiro helicóptero modernizado (n/c 19204) foi realizado a 14 de Fevereiro de 2020 em Yeovil, tendo quatro pilotos da Marinha realizado qualificação no novo modelo Mk.95A ainda no Reino Unido, antes do final do ano.

O aparelho seria depois transportado por terra até Portugal, onde foi notado em voos não operacionais nos últimos meses. A 16 de Julho de 2021, a Marinha anunciou nas redes sociais a realização do voo final do aprontamento do modelo Mk95A, que foi igualmente o primeiro conduzido por tripulantes, equipa de manutenção e equipa de operações de voo, composto exclusivamente por militares qualificados da Marinha Portuguesa. Na mesma ocasião, referiu o início da fase de capacitação operacional, em que serão definidos os novos procedimentos e técnicas de voo com a aeronave modernizada.

A Marinha Portuguesa opera os Lynx desde 1993. Segundo a Leonardo, as modernizações ora realizadas, permitirão manter o modelo em serviço pelos anos 2030 dentro.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>