quinta-feira, 20 de maio de 2021

CROÁCIA ESCOLHE RAFALE [M2256 - 44/2021]


Segundo a imprensa local, o Governo croata decidiu-se pela compra de uma dúzia de caças Rafale F3, para substituir a envelhecida frota de MiG-21 da sua Força Aérea, em decisão tomada hoje me Conselho de Defesa. A decisão deverá ser anunciada oficialmente pelo Governo no Dia das Forças Armadas. 

De acordo com as informações disponíveis, a Croácia deverá pagar um pouco abaixo de 1000M EUR pelo pacote, que inclui células com até 10 anos, treino e armamento. Após a decisão oficial do governo de aceitar a oferta francesa, seguir-se-ão as negociações do contrato.

Aparentemente o negócio será portanto, feito em moldes semelhantes à Grécia, que também recentemente adquiriu células de Dassault Rafale, usadas pelo Armée de l'Air francês.

Além dos Rafale franceses em segunda mão, a Croácia recebeu ofertas de F-16 Block 70 novos dos EUA, Gripen C/D novos da Suécia e  F-16 Block 30 usados de Israel.

O presidente Zoran Milanovic disse pouco depois que o Governo não havia recebido ainda uma recomendação sobre o tipo de aeronave a ser comprada, mas esperava "que ele e o primeiro-ministro se entendessem bem". Questionado se sabia que modelo de avião estávamos comprando, ele respondeu "Sem comentários".

A ser assinado ainda este ano o contrato, a França estará em posição de entregar os seis primeiros aviões em 2024 e os seis restantes um ano depois. Já o presidente Milanović, por outro lado, disse que os aviões devem chegar à Croácia até 2024, o mais tardar.




1 Comentários:

Anónimo disse...

Á máquina! Grande Croácia! Subestimaram as suas necessidades ao ponto de considerarem a oferta do Gripen C/D ofensiva. O que teria levado a Suécia a não oferecer a versão mais avançada? Terá algo que ver com os acordos com o Brasil? Perdeu duplamente! Muito mérito dos franceses. Talvez um dia também nos céus soberanos de Portugal e em pós-combustão.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>